Nesta terça-feira, dia 24, o jovem identificado apenas por Rivaldo esteve na Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos após agredir um cachorro de rua. O fato aconteceu na segunda-feira (23) nas proximidades da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos).

Rivaldo é usuário de medicamentos para ansiedade e sofre de esquizofrenia. O jovem relatou que agrediu o cachorro para se defender, pois já havia sido atacado na localidade ao passar com sua bicicleta. A mãe do jovem também esteve na delegacia e ficou ao lado do filho no momento da gravação do vídeo de desculpas.

A Organização Não-Governamental Adota Patos lançou uma nota de repúdio sobre o ocorrido:

Nota de repúdio

“A ONG Adota Patos vem a público trazer os fatos acerca do ocorrido com um animal de rua na tarde de ontem, segunda-feira, 23 de janeiro de 2023.

Ocorre que as imagens foram divulgadas nos sites e grupos de whatsapp, e na mesma noite do fato, tivemos conhecimento da agressão ao animal configurando maus tratos. De posse das imagens, pudemos identificar e localizar o agressor. Se trata da pessoa de Rivaldo, um garoto que sofre de esquizofrenia crônica e toma várias medicações de uso contínuo e controlado.

Apesar da alegação do animal tê-lo atacado e mordido por duas vezes em outras ocasiões, a ONG repudia qualquer tipo de violência contra  animal, portanto, nada justifica tal atitude diante da violência em que se deu a ação. Diante disso, o agressor foi conduzido até a delegacia e foi autuado por maus tratos. Ainda assim, os protetores Rafael da Civil, diretor da ONG Adota Patos, bem como o vereador Sgt Patrian, estiveram acompanhando todo o caso e vão continuar até que se defina a situação na justiça.

Deixando aqui bem claro que nossa cidade se encontra com um grave problema de superpopulação de cães e gatos abandonados, sem que haja uma política pública direcionada para o recolhimento e abrigo desses animais.

Em outros momentos já deixamos vários alertas de possíveis agravamentos de situações envolvendo animais de rua, no entanto, o Município de Patos não se movimenta no sentido de dar solução, mesmo que a longo ou médio prazo.

Só temos a lamentar por ocasião de fatos tão terríveis de violência contra os animais, mas não podemos deixar de ver o lado humano da condição de excepcionalidade do agressor, porém, jamais deixaremos impunes ou fecharemos nossos olhos diante da maldade e violência humana.”

Informações com Polêmica Patos

Categorized in:

Policial,

Last Update: 26 de janeiro de 2023

Tagged in:

, ,