Se a política terminou o ano movimentada em Belém do Brejo do Cruz, por causa de disputa jurídica pela presidência da Câmara Municipal. Em 2023 vai começar da mesma maneira. Isso porque “dois presidentes” estão convocando a população para posse no cargo nesse domingo, 1º de janeiro.
Primeiro o atual presidente, Lindomar Filho (PL) divulgou um banner nas redes sociais informando sua posse às 7 horas na sede da Câmara.
Depois foi o vereador Wellington (PL) que também divulgou seu banner, avisando da sua posse às 8 horas na sede do auditório municipal que fica na Secretaria de Saúde.
Essa disputa política pela presidência da Câmara de Belém no biênio 2023-2024 já chegou ao Tribunal de Justiça da Paraíba. A última decisão com efeito sobre o caso foi do desembargador Romero Marcelo que suspendeu uma eleição marcada para esse mês de dezembro na qual Lindomar era candidato. Só que essa votação ainda ocorreu e teve clima tenso entre vereadores. Mas no mesmo despacho judicial ficou valendo uma outra eleição anterior que escolheu Wellington como presidente. Filho tem recorrido, mas até agora não conseguiu liminar superior que mudasse o efeito da ordem da justiça.
A disputa mexeu com o tabuleiro político de Belém, Lindomar acabou aderindo à oposição e agora é adversário do prefeito Evandro Maia (PL) que ficou com minoria de apoiadores na Câmara, 4 pra ele, 5 pros adversários. Evandro também exonerou a secretária de ação social, Maria do Socorro que é mãe de Lindomar.