O esporte brasileiro e mundial vive um dos dias mais tristes em sua história. Morreu, aos 82 anos, o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nesta quinta (29/12).

O Rei estava internado desde o dia 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após apresentar um quadro de anasarca (inchaço generalizado) e insuficiência cardíaca descompensada.

Ele deixa um rico legado para os amantes do futebol, com uma carreira com mais de mil gols marcados.

Pelé ficou marcado na história do futebol mundial. Em toda sua carreira, ele marcou 1.281 gols, sendo 1.091 pelo Santos. Foram 32 títulos: nove internacionais, oito nacionais e 15 regionais.

Pelé começou a carreira aos 15 anos

Ele passou 18 anos, seis meses e 26 dias de sua carreira no Santos. Com a camisa do Peixe, ele conquistou 27 títulos, entre eles, dois Mundiais, duas Libertadores, cinco Brasileiros e 11 estaduais

Pelé disputou (e venceu) sua primeira Copa do Mundo aos 17 anos, em 1958, na Suécia. Naquela Copa, a Seleção Brasileira disputou a final com os donos da casa e venceram por 5 x 2. A Copa de 58 foi a primeira conquistada pelo Brasil. A primeira de três conquistadas pelo Rei Pelé: 1958, 1962, no Chile, e 1970, no México.

Santos Libertadores 1962

Em 1962, o Brasil conquistou o bicampeonato mundial e Pelé realizou um feito histórico. Nesse mesmo ano, ele foi campeão pela Seleção, Brasileiro, da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Santos.

O milésimo gol do Rei foi marcado em 19 de novembro de 1969, no jogo entre Vasco x Santos, no Maracanã.

Pelé 1970

Em 1970, no México, Pelé liderou o Brasil na conquista do tricampeonato mundial. Naquela edição, a Seleção bateu a Itália por 4 x 1 na final, com um gol de Pelé, um de Gerson, um de Jairzinho e um de Carlos Alberto.

Em 18 de julho de 1971, Pelé se despediu da Seleção Brasileira em uma partida contra a Iugoslávia, que terminou empatada, 2 x 2.

Pelé último jogo pelo Santos

O último jogo de Pelé com a camisa do Santos foi em 2 de outubro de 1974, contra a Ponte Preta. Nesse jogo ele não marcou gol, mas o Peixe venceu por 2 x 0. Chegava ao fim um era de muitas alegrias. No ano seguinte, ele foi para o Cosmos.

Pelé último jogo da carreira

No último jogo de sua carreira, em 2 de setembro de 1977, Pelé foi carregado pelos jogadores do New York Cosmos. A partida foi contra o Santos, juntando os únicos clubes que o Rei vestiu a camisa em sua carreira. Pelé jogou os primeiros 45 minutos pelo time americano e terminou com a camisa santista.

Carreira

O Rei defendeu apenas dois clubes em toda a sua carreira no futebol: Santos e Cosmos FC. Mas o maior jogador de futebol de todos os tempos vestiu a camisa do time paulista em grande parte de sua história. Além, é claro, da Seleção Brasileira.

Com o Santos, o Rei conquistou inúmeros títulos, como o bi da Libertadores da América, Campeonato Paulista e Mundial Interclubes em duas oportunidades. Com a Seleção, Pelé foi tricampeão mundial (1958, 1962 e 1970).

Ao todo, o Rei marcou 1.283 gols em sua carreira e é o maior artilheiro da história do futebol mundial.

Extracampo

Assim como grandes craques brasileiros, o Rei teve uma vida badalada fora dos gramados. De namoro com a apresentadora Xuxa Meneghel a garoto propaganda de várias marcas, enquanto jogava, Pelé sempre chamou a atenção dos holofotes além das quatro linhas.

O Rei também se arriscava em outras áreas, como música e cinema. Pelé participou da vários filmes e até foi protagonista em algumas obras.

Informações com Metropoles

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 29 de dezembro de 2022