Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

61 anos do Nacional de Patos

Esporte

61 anos do Nacional de Patos

Campeão Paraibano em 2007

O Nacional Atlético Clube de Patos comemorou nesta última sexta-feira, 23 de dezembro, 61 anos de existência no futebol de Patos e da Paraíba.

Fundado em 23 de dezembro de 1961, o verdão maravilha surgiu quando um grupo de funcionários dos correios resolveu formar a equipe, que utilizou seu primeiro uniforme nas cores verde e amarelo, e posteriormente passou para as atuais verde e branco.

O alviverde patoense iniciou a sua trajetória futebolística como clube profissional em 1965, e teve na formação de grandes jogadores, craques pratas da casa, como uma de suas principais marcas ao longo da história.

Única equipe de Patos a vencer o Campeonato Paraibano da Primeira Divisão, no ano de 2007, o Nacional foi entre 1977 e 1981, pentacampeão do Torneio Incentivo promovido pela Confederação Brasileira de Futebol-CBF, e vice-campeão paraibano nos anos de 1978, 1990, 1991 e 2005.

Em 1989, se tornou o primeiro clube do Sertão da Paraíba a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, esteve juntamente com Treze e Botafogo-PB, e os norte-rio-grandenses ABC, América-RN e Baraúnas de Mossoró, disputando duas vagas, ficando em 49º lugar, entre as 96 equipes que disputaram a competição.

A trajetória que culminou no título Paraibano de 2007, teve início em 2005, quando a diretora investiu pesado, e o time realizou uma ótima campanha no estadual, alcançando 7 vitórias consecutivas nos 7 primeiros jogos, que culminou com a liderança geral do estadual e mais um vice-campeonato. De quebra, conseguiu vaga para disputar a Série C do Brasileiro, no mesmo ano.

Em 2007, faturou o 1º Turno contra o Sousa e na final do estadual derrotou o Atlético de Cajazeiras por 3 a 0, se classificando para disputar a série C, fazendo uma ótima campanha e quebrando a invencibilidade do Bahia, quando venceu no José Cavalcanti por 2×1. Ficou em 8º Lugar na classificação geral, pois teve de jogar a fase final da competição em Campina Grande-PB.

No ano seguinte, disputou a Copa do Brasil pela primeira vez, sendo eliminado na primeira partida pelo Internacional de Porto Alegre, ao perder por 4×0, no estádio José Cavalcanti, em Patos. Na ocasião, o Inter trouxe a Patos parte do time campeão mundial de 2006, contra o Barcelona da Espanha.

Depois de uma campanha regular no Campeonato Estadual de 2008 e ainda no segundo semestre do mesmo ano, conquistado o Título da Copa Paraíba, garantindo vaga para a Copa do Brasil pela segunda vez, em 2009. Na segunda oportunidade consecutiva no torneio, jogou contra o Fluminense, desta vez no Estádio O Almeidão, em João Pessoa, perdendo por 1X0, e fez o segundo jogo no Maracanã, perdendo para o Flu por 3 a 0.

Nos anos seguintes, não teve a relevância como nas temporadas anteriores, mas chegou a semi-final do campeonato paraibano neste ano de 2022, parando no Botafogo de João Pessoa, que ficou com o vice-campeonato, e obtendo o acesso à Série D neste ano de 2023.

Atualmente, o time está em preparação para o ESTADUAL 2023, que começa no dia 7 de janeiro, contra o CSP de João pessoa, em local a ser definido.

Informações com Patos Online

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO