Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Pesquisa para governador da Paraíba na véspera do 2º turno

Política

Pesquisa para governador da Paraíba na véspera do 2º turno

IPEC – João X Pedro

Pesquisa Ipec encomendada pela TV Cabo Branco, divulgada neste sábado (29), mostra a corrida eleitoral para o cargo de governador da Paraíba em votos válidos. A um dia da eleição, a diferença entre João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) indica um cenário de empate técnico no limite da margem de erro. Veja o resultado:

Nos votos válidos, o atual governador e candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) lidera com 53%, enquanto Pedro Cunha Lima (PSDB) tem 47%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Entre os eleitores paraibanos, 89% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 11% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição; 1% preferiu não opinar.

Na pergunta espontânea de intenção de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 9% estão indecisos, ou seja, não sabem apontar espontaneamente em quem votariam.

Já os que dizem de forma espontânea que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 7% (veja mais abaixo). Essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora, segundo o Ipec.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 27 e 29 de outubro em 37 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo PB-03836/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03443/2022.

Votos válidos

João Azevêdo (PSB): 53% (na primeira pesquisa do segundo turno, de 20 de outubro, estava com 53%)

Pedro Cunha Lima (PSDB): 47% (na primeira pesquisa do segundo turno tinha 47%)

Votos totais

Veja os percentuais considerando os votos brancos e nulos.

João Azevêdo (PSB): 49% (na primeira pesquisa do segundo turno, de 20 de outubro, estava com 47%)

Pedro Cunha Lima (PSDB): 44% (na pesquisa anterior, tinha 42%)

Brancos e nulos: 4% (antes, eram 7%)

Não sabem ou não responderam: 3% (antes, 4%)

Espontânea

Na sondagem espontânea, quando os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, João aparece com 42%, e Pedro, com 41%.

Resposta espontânea e única, em % de votos totais:

João Azevêdo (PSB): 42% (na primeira pesquisa do segundo turno, de 20 de outubro, estava com 40%)

Pedro Cunha Lima (PSDB): 41% (na primeira pesquisa do segundo turno, 35%)

Outros: 2% (eram 4% na pesquisa anterior)

Brancos e nulos: 7% (eram 10% na pesquisa anterior)

Não sabem ou não responderam: 9% (eram 11% na pesquisa anterior)

No primeiro turno, João Azevêdo recebeu 863.174 votos (39,65%) e Pedro Cunha Lima, 520.155 (23,90%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Informações com G1 Paraíba

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO