Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Confirmado que o Sousa estará na Copa do Nordeste 2023

Esporte

Confirmado que o Sousa estará na Copa do Nordeste 2023

Pela Paraíba, também Botafogo e Campinense

A Copa do Nordeste de 2023 vai sair do papel! Em reunião na última terça-feira com dirigentes dos principais clubes da região, a CBF bateu o martelo em relação ao número de participantes, formato e calendário. A competição começará mesmo no dia 5 de janeiro, abrindo a temporada do futebol brasileiro, com a fase preliminar.

O chamado pré-Nordestão terá 16 equipes, oito a menos que em 2022. Serão duas fases eliminatórias, ambas em jogo único, na casa do time melhor ranqueado na CBF. Outros 12 times já estão classificados para a fase de grupos, que começará no dia 22 de janeiro. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 10 de novembro.

Já estão garantidos na disputa ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).

Os 16 times classificados (os 12 mais os quatro do Pré-Nordestão) serão divididos em dois grupos de oito. O regulamento segue o mesmo das últimas duas temporadas. Os times de um grupo enfrentarão os do outro, totalizando oito rodadas. Os quatro primeiros colocados avançarão às quartas de final, que serão em jogo único, assim como as semifinais. Só a grande final acontecerá em ida e volta.

Uma das novidades deste ano é o aumento na premiação. O campeão da Copa do Nordeste poderá faturar R$ 6,4 milhões. Todas as fases tiveram reajuste. Quem entrar na fase preliminar, por exemplo, já terá garantido pelo menos R$ 120 mil.

Pré-Nordestão

A grande polêmica da reunião foi mesmo em relação aos critérios para composição do pré-Nordestão. Com a diminuição no número de equipes, a CBF chegou a divulgar uma tabela privilegiando o ranking nacional. Mas durante a reunião mudou de ideia e passou a considerar, como primeiro critério, a classificação nos estaduais. Nove times entraram pela disputa doméstica (vice-campeão ou melhor colocado subsequente) e outros sete através do ranking.

Na tabela original, Treze e Globo FC estavam incluídos. Mas eles serão substituídos por Sousa e Potiguar de Mossoró, respectivamente. Outros clubes também já anunciaram a participação, como o Moto Club, que entraria na vaga do Imperatriz. O presidente Yglésio Moyses foi às redes sociais e confirmou que está no pré-Nordestão.

— Em reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ficou definido que o Belo encara o Potiguar-RN no dia 5 de janeiro, no estádio Almeidão — postou o Belo, através das redes sociais.

Pelo critério privilegiando os estaduais, os 16 times do pré-Nordestão são os seguintes:

AL: ASA (estadual)

BA: Jacuipense (estadual) e Vitória (ranking CBF)

CE: Caucaia (estadual) e Ferroviário (ranking CBF)

MA: Cordino (estadual) e Moto Club (ranking CBF)

PB: Sousa (estadual) e Botafogo-PB (ranking CBF)

PE: Retrô (estadual) e Santa Cruz (ranking CBF)

PI: Altos (estadual)

RN: Potiguar de Mossoró (estadual) e América-RN (ranking CBF)

SE: Falcon (estadual) e Confiança (ranking CBF)

Calendário

Para atender às federações, a CBF resolveu estender a Copa do Nordeste para além do período dos estaduais. Assim, a competição regional vai invadir o calendário do Campeonato Brasileiro, com final prevista para o dia 5 de maio. Já descontando as datas do Nordestão, os estaduais teriam 12 datas livres no calendário, com a última em 9 de abril.

Datas da Copa do Nordeste:

Pré-Copa #1 – 5 de janeiro

Pré-Copa #2 – 8 de janeiro

Rodada #1 – 22 de janeiro

Rodada #2 – 5 de fevereiro

Rodada #3 – 15 de fevereiro

Rodada #4 – 18 de fevereiro

Rodada #5 – 22 de fevereiro e 1º de março

Rodada #6 – 5 de março

Rodada #7 – 8 de março e 15 de março

Rodada #8 – 22 de março

Quartas de final – 26 de março

Semifinais – 29 de março

Finais – 19 de abril e 3 de maio

Informações com Globo Esporte PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO