A semana da eleição no Brasil está intensa e também com muita divulgação de pesquisas eleitorais. Somente nesta terça-feira, 25 de outubro (5 dias antes do pleito) mais dois institutos divulgaram consultas populares. Na dia anterior outras três amostragens também foram divulgados.

IPESPE

Pesquisa do Ipespe em parceria com a Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais), feita com entrevistas por telefone e divulgada hoje, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) empatados no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula tem 53% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), enquanto Bolsonaro aparece com 47%. Os números são os mesmos da rodada anterior, divulgada na semana passada.

O instituto entrevistou 1.100 eleitores entre os dias 22 e 24 de outubro e a pesquisa custou R$ 46.200. O nível de confiança é de 95,45%, e o número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-08044/2022.

PARANÁ PESQUISAS

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa pela Presidência da República, com 50,2% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, pontuou 49,8%.

Na consulta anterior, de 20 de outubro, o petista tinha 51,3% contra 48,7% de Bolsonaro. Para contabilização dos votos válidos, não são considerados os eleitores que declaram voto em branco ou nulo ou os que ainda estão indecisos. A soma dos votos válidos recebidos é o critério utilizado pela Justiça Eleitoral para definir o presidente eleito.

A margem de erro para o levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa entrevistou 2.020 pessoas entre 20 e 24 de outubro, em 162 municípios brasileiros. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-00525/2022.

Informações com Metrópoles

Categorized in:

Política,

Last Update: 25 de outubro de 2022