Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Municípios de Bom Sucesso e Mato Grosso no Sertão da PB ainda não atingiram meta de vacinação em crianças

Saúde

Municípios de Bom Sucesso e Mato Grosso no Sertão da PB ainda não atingiram meta de vacinação em crianças

Contra paralisia

A Paraíba é o estado com maior cobertura vacinal contra a Poliomielite no Brasil, com cerca de 99,6%, seguido pelo Amapá, com 95,6% das crianças menores de cinco anos vacinadas contra a doença. Os dois são os únicos estados de todo o Brasil a cumprirem a meta de 95% do público-alvo imunizado, estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Até esta segunda-feira (24), que é o dia nacional de combate a Poliomielite, cerca de 225 mil crianças foram vacinadas na Paraíba, contando números desde o dia 8 de agosto, data de início da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença.

Dos 223 municípios paraibanos, apenas 27 não alcançaram a meta do Ministério da Saúde. A cidade de Imaculada, no Sertão, com 70% das crianças menores de cinco anos imunizadas, foi o local com menor cobertura vacinal no estado.

Veja abaixo cidades que não atingiram a meta de vacinação contra a poliomielite na PB:

Alagoinha

Amparo

Baía da Traição

Bom Sucesso

Cachoeira dos ìndios

Caraúbas

Congo

Cubati

Cuité

Curral de Cima

Damião

Desterro

Emas

Imaculada

Livramento

Mãe d’água

Mato Grosso

Nova Floresta

Nova Palmeira

Pedra Lavrada

Quixabá

Riachão

Santana dos Garrotes

São João do Tigre

São José de Espinharas

São José do Bonfim

Vista Serrana

Dados nacionais

Em todo o país, 25% do público-alvo ainda precisa ser vacinado. Cerca de 11,5 milhões de crianças menores de cinco anos aptas a receber o imunizante já passaram por postos em todo o Brasil, o que representa uma cobertura de 70%, de acordo com o Ministério da Saúde.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal é composto por três doses de Vacina Inativada de Poliomelite (VIP), administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com a Vacinal Oral de Poliomelite (VOP), aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

O último caso da doença registrado em território brasileiro foi em 1989, na cidade de Sousa, no sertão paraibano.

A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma situação de saúde grave e incapacitante, segundo o Ministério, e a Campanha Nacional de imunização contra a doença segue até 31 de outubro.

Informações com G1 Paraíba

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Saúde

TOPO
%d blogueiros gostam disto: