Um crime absurdo ocorreu na cidade de São Bento no Sertão da Paraíba, nesta segunda-feira, 24 de outubro. Pelo menos 30 gatos entre filhotes e adultos foram mortos por ingerir veneno colocado por alguém junto da comida dos animais.

O relato veio de voluntários de ONGs do município que cuidam dos animais de rua da cidade.

No início da manhã as pessoas foram alimentar os gatos e quando chegaram no local, verificaram a matança. O caso da vez foi no bairro Vierópolis.

Em relato, o pessoal que cuida dos bichos informou que esse caso não foi o primeiro; “Tão matando os animais toda semana com veneno”; destacaram ainda que ocorre em outras partes da cidade.

Também existe o relato de que o abandono de animais entre cães e gatos é enorme e tem aumentado recentemente.

Os voluntários sempre fazem B.O. na polícia civil sobre esses crimes. A ONG que tem registrado os casos de maus-tratos é @ONGANIMAISABANDONADOS (pode conferir no Instagram). 

A cidade de São Bento ainda não tem Centro de Zoonozes, mas a Prefeitura informou que adquiriu um castramóvel e deve começar a utilizar em breve para conter a população de animais de rua.

CRIME

A pessoa que abandona, explora ou aprisiona um animal em casa pode ser processada e perder a guarda do animal. Pela Lei Federal nº 14.064/20, que alterou a Lei nº 9.605/1998 de crimes ambientais, o abuso, os maus-tratos ou a mutilação em animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos pode gerar pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.

Categorized in:

Policial,

Last Update: 25 de outubro de 2022