Com a luz de 2023 brilhando cada vez mais no túnel do Sousa, a diretoria clube resolveu intensificar o planejamento visando os próximos passos dentro de campo. Em 2022, o Dinossauro foi semifinalista do Campeonato Paraibano e chegou ao primeiro mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro. Agora, o Dino segue aguardando um posicionamento oficial sobre se poderá disputar ou não a pré-Copa do Nordeste — eliminatória que dá quatro vagas para a fase de grupos do Nordestão. Visando essa competição, o time do Sertão do estado já iniciou a montagem do elenco para o técnico Givanildo Sales, com peça importante sendo mantida, outra indo embora e uma terceira ainda em negociação.
A ideia do Sousa é de reformular 90% do plantel que defendeu as cores do clube em 2022. Internamente, também há o desejo de permanecer com o lateral-direito Iranilson. O jogador, que ainda mora na Cidade Sorriso, tem mantido negociações diretas com o Dino para uma prorrogação de contrato. Daniel Costa, um dos grandes nomes do meio de campo da equipe, renovou em agosto e foi o primeiro remanescente confirmado para 2023. Já o goleiro Ricardo, ídolo da equipe, não permanecerá no Verdão para o ano que vem.
Quanto ao início da pré-temporada, o Sousa tem aguardado um posicionamento oficial sobre a sua situação na pré-Copa do Nordeste. Isso porque o presidente Aldeone Abrantes entende que uma das vagas para essa fase preliminar da competição pertence ao Dino. O mandatário deseja que o modelo de competição seja feito nos mesmos moldes de 2021. Vale lembrar que o Campinense tem vaga direta na fase de grupos do Nordestão por ter sido o campeão paraibano. O Botafogo-PB entende que entrará na fase preliminar por ter sido vice estadual. O Treze pleiteia vaga pelo critério do Ranking de Clubes da CBF. Mas tudo ainda é muito incerto, ainda mais depois que a CBF confirmou que essa fase preliminar terá apenas duas datas e, com isso, provavelmente, menos clubes em disputa.
Lembrar que no Paraibano de 2022 o Sousa foi até as semifinais e ainda ficou com a terceira colocação geral do torneio estadual, quando somadas todas as fases que disputou.
Caso o clube sertanejo confirme uma vaga na pré-Copa do Nordeste, a pré-temporada será iniciada em Sousa no mês de novembro. Já se não conseguir sacramentar um lugar nas eliminatórias do Nordestão, os treinamentos terão pontapé inicial em dezembro, quando faltará pouco mais de um mês para o início do Campeonato Paraibano de 2023.
Informações com Globo Esporte PB