Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Disputa Lula X Bolsonaro será com emoção de “Copa do Mundo”

Política

Disputa Lula X Bolsonaro será com emoção de “Copa do Mundo”

Segundo turno

Todos os que se arriscam a fazer análise política costumam dizer que um processo eleitoral você sabe como ele começa, mas é impossível prever como termina. A disputa deste ano, pela Presidência da República, deixou isso claro mais uma vez. Durante a corrida, em vários momentos, teve-se a impressão de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia vencer no primeiro turno. Daí, o presidente Jair Bolsonaro (PL), vitaminado por benesses eleitorais, demonstrou potencial de crescimento, mesmo que limitado pela elevada rejeição. Limitado, sim, mas que se mostrou suficiente para levá-lo ao segundo turno.

É possível dizer, analisando o quadro eleitoral, que o resultado alcançado por Bolsonaro foi uma vitória para ele, que vai para o segundo turno com maioria de votos em estados importantes, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar disso, a possibilidade de vitória do gestor se torna difícil pela alta rejeição, acumulada durante os quase quatro anos de governo, notadamente durante a pandemia. Mas ele tem alguns trunfos para explorar. Um deles é investir em Minas Gerais, onde Romeu Zema (Novo) evitou o apoio no primeiro turno e conseguiu ser reeleito.

Já Lula fará o caminho de busca dos votos dos candidatos Simone Tebet (MDB) e de Ciro Gomes (PDT). A emedebista já disse que não votará em Bolsonaro de jeito nenhum. O pedetista, por outro lado, pediu tempo para pensar. Mesmo assim, é difícil imaginar um apoio dele ao atual presidente. Não é absurdo dizer que o segundo turno funciona como uma nova eleição e este tem certo grau de imprevisibilidade. Voltando ao paralelo com a Copa do Mundo, podemos dizer que a bola está com Lula, mas é melhor não bobear.

Informações com Os Guedes

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO
%d blogueiros gostam disto: