Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Mobilização pelo fim do abate de jumentos na Paraíba

Saúde

Mobilização pelo fim do abate de jumentos na Paraíba

Ilegal

Uma mobilização nacional pedirá, no próximo domingo (25), o fim do abate de jumentos no país. Na Paraíba, o ato acontecerá no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, a partir das 16h.

De acordo com instituições protetoras dos animas, o jumento, um dos maiores símbolos da cultura e do Sertão brasileiro e imortalizado na arte e na música está ameaçado de extinção.

Só em 2021, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mais de 100 mil jumentos foram abatidos oficialmente no Brasil. O mais triste, é sobretudo,  a exportação da pele para extrair colágeno, que serve para a produção do ejiao, um produto da medicina tradicional chinesa, que promete curar inúmeras doenças, mas que, não possui nenhuma comprovação científica.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de jumentos no Brasil caiu de 600 mil para menos de 300 mil. Os animais são recolhidos de zonas rurais do Nordeste em grande volume e são abatidos em uma velocidade maior do que sua capacidade de reprodução.

A Frente de Defesa dos Jumentos, conseguiu uma liminar para proibir o abate, porém alguns meses depois ela foi derrubada. Vários outros recursos foram interpostos contra essa situação, tentando restabelecer a liminar, porém somente em fevereiro de 2022 a liminar foi restabelecida.

Contudo, até hoje, todos os envolvidos continuam descumprindo a decisão da Corte Especial do TRF-1 e o abate continua.  Embora o MAPA baseie a continuidade dos abates em uma decisão anterior do TRF-1, do ano passado, existe uma outra posterior, conforme acima, que é a que prevalece.

“Dessa maneira, iremos realizar uma conscientização e mobilização pública para que a decisão judicial seja cumprida e os abates sejam suspensos novamente, até que a Ação Civil Pública seja julgada”, destaca a entidade.

MaisPB

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Saúde

TOPO
%d blogueiros gostam disto: