Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Vejam propostas apresentadas no plano de governo do candidato João Azevedo

Política

Vejam propostas apresentadas no plano de governo do candidato João Azevedo

Concorre à reeleição

O candidato ao governo da Paraíba nas eleições 2022 pelo PSB, João Azevêdo (PSB), apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja:

O documento tem 13 páginas, e lista uma série de medidas que o atual governador da Paraíba e candidato à reeleição pretende cumprir. Entre elas, a realização de concursos públicos para profissionais de educação, saúde e segurança, e a criação de políticas para igualdade racial e de proteção às mulheres e à população LGBTQIAP+.

Segundo o documento, as diretrizes do plano de governo de João Azevêdo se baseiam em três eixos: boa governança, princípios sustentáveis e inteligência e inovação. Ao todo, o plano traz 166 propostas em diversas áreas, como educação, saúde, segurança e assistência social (confira abaixo).

Educação

O plano propõe a criação de um programa que desenvolva ações de atenção pedagógica e psicossocial para estudantes e profissionais de educação da rede estadual de ensino, com participação da comunidade escolar.

O documento também dispõe sobre a realização de concurso público para os profissionais da educação, em conformidade com a demanda social demográfica.

Além disso, sugere o fortalecimento da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e das ações de busca ativa escolar, a ampliação dos programas Conexão Mundo e Alfabetiza PB, e a expansão da oferta de matrículas do Ensino Médio em tempo integral e parcial na Paraíba.

Saúde

Na área da saúde, o plano de governo de João Azevêdo (PSB) propõe a realização de concurso público, de acordo com a necessidade da população. Também dispõe sobre a garantia de políticas públicas voltadas à atenção primária e especializada de saúde, e para novas modalidades cirúrgicas e de exames.

Sobre os programas já existentes, como o Opera Paraíba e o Projeto Amar, o plano sugere uma ampliação e fortalecimento. O documento também fala sobre a criação do Centros de Distribuição Regionais para atenção farmacêutica em saúde a diversas regiões paraibanas.

Segurança Pública

A realização de concurso também é proposta para a área da segurança pública no plano de governo de João Azevêdo. Além disso, o candidato também pretende sistematizar ações de patrulhamento através dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), e do fortalecimento de videomonitoramento e capacitação de profissionais da área.

Assistência social

Para garantir assistência social à população paraibana, João Azevêdo propõe a expansão de iniciativas como o Centro de Atendimento ao Autista e dos programas Tá na Mesa, Restaurantes Populares e Prato Cheio. Também pretende promover inclusão social e políticas de proteção às crianças e pessoas com deficiência (PCD).

Diversidade e proteção à mulher

O plano de governo do candidato à reeleição pelo PSB ainda sugere a criação de espaços permanentes para venda de produtos feitos por empreendedoras paraibanas, como feiras e exposições culturais, além da consolidação de políticas de combate à violência contra a mulher.

Para a população LGBTQIAP+, o documento sugere a expansão de políticas públicas como delegacias especializadas, ambulatórios e casas de acolhimento.

Pretende ainda instituir o Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SIEPIR) e consolidar o Estatuto da Igualdade Racial e de Enfrentamento à Intolerância Religiosa no estado, além de expandir delegacias especializadas de enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa.

Cultura e esporte

João Azevêdo também pretende implementar políticas de cooperação entre o Estado e os Municípios paraibanos para instalação de novos espaços culturais, como cinemas, teatros e bibliotecas. O plano também projeta estabelecer um sistema de financiamento cultural para atrair investimentos do setor privado.

No esporte, o candidato pretende implantar um programa de iniciação desportiva nos municípios paraibanos, sob orientação dos professores da rede estadual de ensino, e ampliar os Centros Olímpicos de formação poliesportiva para diversas regiões da Paraíba.

Outras propostas

Nos demais eixos, o plano de governo de João Azevêdo propõe a expansão de iniciativas de sustentabilidade, inovação, segurança hídrica, turismo, inovação industrial e tecnológica, e agricultura familiar, através, por exemplo, da criação do Programa de Agroindustrialização da Agricultura Familiar Paraibana.

O plano não quantifica e não dá prazo para o cumprimento efetivo das propostas.

Informações com G1 Paraíba

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO
%d blogueiros gostam disto: