O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) parece não ter deixado boas lembranças no PSB. O presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, prometeu impugnar a candidatura dele em caso de eventual disputa pelo Senado. O petista militou nas fileiras do partido por quase 20 anos, período em que atuou como prefeito de João Pessoa e governador da Paraíba. Em 2020, ele disputou novamente a prefeitura da capital, mas não foi reeleito. Coutinho deixou a agremiação após briga interna que culminou com a saída de grande parte das lideranças, entre elas, o governador João Azevêdo, que retornou neste ano à sigla.

O desentendimento entre Siqueira e Coutinho começou com a saída dele do partido e se prolongou com a pressão do petista para que o ex-presidente Lula (PT) não figure no palanque de João. O PSB, nacionalmente, está alinhado com o PT, já que o vice do petista é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, filiado à legenda socialista. A impugnação do mandato, ele reforça, seria por causa da inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o ex-governador por causa de suposta conduta vedada nas eleições de 2014.

O petista recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de efeito suspensivo da decisão, mas o caso ainda não foi apreciado. A relatora do processo é a ministra Carmen Lúcia. O PSB anunciou a pré-candidatura da deputada estadual Pollyanna Dutra para a vaga no Senado.

Informações com Suetoni Souto Maior

Categorized in:

Política,

Last Update: 3 de agosto de 2022

Tagged in:

,