Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Parlamentares paraibanos que estão entre os “cabeças do Congresso”

Política

Parlamentares paraibanos que estão entre os “cabeças do Congresso”

No DIAP

Quatro deputados federais paraibanos e dois senadores constam na lista divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), na última sexta-feira (15), com os “Cabeças” do Congresso Nacional, ranking que reúne a lista de parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais por qualidades e habilidades como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações de propostas.

Aparecem na lista os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP), Efraim Filho (União), Hugo Motta (Republicanos) e Wellington Roberto (PL)  e os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Daniella Ribeiro (PP). Segundo o DIAP, a pesquisa inclui os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que vai do terceiro trimestre de 2021 até junho de 2022.

Também são levados em conta para a definição, segundo o DIAP, características como o senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando essa repercussão e tomada de decisão.

De acordo com o DIAP, Aguinaldo Ribeiro se destaca pela característica de “formulador”. Daniella Ribeiro e Wellington Roberto foram escolhidos pela capacidade de “negociar”, enquanto o coordenador da bancada da Paraíba e pré-candidato ao Senado, Efraim Filho, pela capacidade de “articulador e organizador”, assim como o deputado Hugo Motta. Veneziano Vital, pré-candidato ao Governo da Paraíba, é destaque pela característica de ser “debatedor”.

De acordo com o DIAP, neste ano de 2022, a escolha dos parlamentares mais influentes foi impactada por vários episódios, como a pandemia, que manteve o isolamento social. A continuidade do sistema remoto de deliberações, que dificulta identificar os parlamentares mais presentes nas articulações e negociações, já que estas ficaram muito restritas aos líderes e relatores nesse período.

Informações com Agenda Política

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO
%d blogueiros gostam disto: