O deputado federal Ruy Carneiro criticou a previsão de redução do Ministério da Educação no orçamento dos institutos federais para o ano de 2023. A informação foi enviada pelo MEC aos reitores dos institutos nesta semana e a diminuição deve chegar a R$ 300 milhões.

Ruy afirmou que esse corte vai na contramão do que é esperado para ampliar o acesso das pessoas e principalmente dos jovens ao ensino superior e técnico. Na ocasião, ele ainda destacou os investimentos que estão sendo direcionados ao IFPB.

“No momento em que o país ainda luta contra uma alta taxa de desemprego, essa redução de orçamento pode interferir diretamente na diminuição de mão de obra qualificada e consequentemente gerar impacto no mercado de trabalho. Aqui na Paraíba nós já destinamos emendas para as obras da nova sede do IFPB no bairro de Mangabeira e para a construção de um ginásio poliesportivo no IFPB de Princesa Isabel. Essas ações precisam ser ampliadas para garantir a melhoria na qualidade do ensino e não reduzidas como estamos observando nesse movimento.”, argumentou o deputado.

O parlamentar também lembrou a destinação de novos investimentos que já estão previstos para o ano de 2023. “No orçamento do próximo ano nós aprovamos uma emenda pra construção de uma unidade do IFPB em Pedras de Fogo e também vamos viabilizar recursos para compra de um ônibus, que será utilizado para transportar os estudantes do IFPB de Princesa Isabel. A educação precisa ser tratada como prioridade e nossa missão é colocar nosso mandato à disposição para tentar reverter essa redução de orçamento.”, finalizou.

A previsão de orçamento do MEC para o setor no próximo ano é de R$ 2,1 bilhões. Essa verba é destinada ao pagamento das despesas de custeio, que incluem gastos como água, luz, limpeza e bolsas dos alunos.

Informações com Assessoria

Categorized in:

Educação,

Last Update: 11 de julho de 2022

Tagged in: