Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Prefeitura de São Bento ganhou selo de “Parceira das Mulheres”

Política

Prefeitura de São Bento ganhou selo de “Parceira das Mulheres”

Atuação

A Prefeitura Municipal de São Bento foi premiada, pela 2ª vez no Estado da Paraíba, recebendo o Selo Especial “Prefeitura Parceira das Mulheres”, pela apresentação de Políticas Públicas em favor das Mulheres Negras.

Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Valeska Dantas, o recebimento do Selo Social por São Bento proporciona uma alegria imensa e sensação de dever cumprido, sendo uma grande conquista, haja vista que, no início da atual gestão, em 2017, o município de São Bento não possuía nenhum instrumento legal que regulamentasse e fomentasse a política pública, tanto de proteção como de valorização da mulher São-bentense. “O selo traz uma proposta de alinhamento, acolhimento, atendimento e direcionamento de ações voltadas às mulheres negras, onde o município fez um trabalho intersetorial de grande relevância, focado nas Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, através da Coordenadoria da Mulher, portanto, estamos aí, mais uma vez selados e premiados, com muita alegria, honra e gratidão, anunciamos mais essa conquista pra São Bento”, concluiu Valeska Dantas.

O Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres”, é promovido pelo Governo do Estado, teve 43 prefeituras contempladas na sua segunda edição. Com o tema voltado à “Igualdade Étnico Racial”, o prêmio criado pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (Semdh) e a Secretaria de Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), será entregue no dia 3 de agosto, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, junto com a realização da Feira Étnico Racial de Mulheres Empreendedoras.

Nesta edição, concorreram 85 cidades, mas 47 chegaram na etapa final da seleção do selo e 43 serão premiadas.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, disse que a quantidade de inscritos representa 38% dos municípios paraibanos. “Isso representa o compromisso das gestões com as políticas para mulheres. Agora, após os gestores e gestoras executarem as suas ações e projetos, receberão a premiação”, afirma a secretária da Mulher, Lídia Moura.

O selo social pretende estimular políticas públicas destinadas à promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero desenvolvidas pelas prefeituras da Paraíba, considerando as potencialidades de cada município. Para isto, as prefeituras devem desenvolver práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando o recorte étnico racial, idade, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência e localidade.

As ações das gestões municipais contempladas integraram o contexto da universalidade das políticas públicas, na perspectiva da igualdade étnico racial para as mulheres, garantidos pelos princípios dos direitos humanos. As diretrizes foram: Saúde integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e Promoção e apoio a arte e cultura produzida e desenvolvida pelas mulheres.

Informações com Assessoria

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO
%d blogueiros gostam disto: