Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Justiça mandou Prefeitura de Jericó atualizar Portal da Transparência Municipal

Política

Justiça mandou Prefeitura de Jericó atualizar Portal da Transparência Municipal

Se não cumprir tem multa

“A legislação demonstra claramente que o município de Jericó não cumpriu com as medidas necessárias à efetivação da transparência pública, razão pela qual a sentença deve ser mantida em todos os seus termos”. Assim decidiu a Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba ao manter a decisão do Juízo da 3ª Vara Mista de Catolé do Rocha, que condenou o Município a proceder com as adequações necessárias à garantia do acesso à informação sobre a gestão, bem como à atualização do Portal da Transparência, no prazo de 30 dias, sob pena de multa no valor de R$ 1.000,00 ao dia, pessoal ao gestor municipal, limitada ao montante total de R$ 100.000,00.

Ao recorrer, o Município pleiteou a reforma da decisão para que fosse afastada a imposição de multa na pessoa do gestor, bem como reconhecido o atendimento aos itens determinados pela sentença recorrida.

O processo nº 0800765-45.2019.8.15.0141 teve como relator o Desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, para quem não há justificativa para a reforma da sentença, porquanto desde 2013 a edilidade não cumpre, na integralidade, a transparência pública.

“No que concerne ao pleito de afastamento da condenação do gestor, também não deve prevalecer, pois, não obstante alguns fatos narrados na exordial não sejam contemporâneos à gestão atual, é fato que a edilidade mostrou-se inerte em relação ao cumprimento das medidas apontadas, inclusive em documentação apresentada já com a presente ação em curso. Ademais, a multa cominatória visa garantir a efetividade da decisão judicial, inexistindo legalidade na sua imposição”, pontuou o relator.

Da decisão cabe recurso.

Informações com Assessoria do TJPB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO