O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contratou 29 Agentes Censitários nas 31 cidades que compõem as Subáreas das cidades de São Bento, Catolé do Rocha e Pombal, para a realização do Censo Demográfico 2022.
A informação é do Coordenador de Área do IBGE, Obede Veríssimo da Silva, informando, também, que os 180 recenseadores classificados na região serão contratados, no final de julho, e que a coleta de informações para o censo vai começar no dia 1º de agosto.
O trabalho do Censo Demográfico 2022 vai durar cinco meses e no município de São Bento, 31 pessoas foram selecionadas para a tarefa, sendo 27 recenseadores, um Agente Censitário Municipal e 3 Agentes Censitários Supervisores.
Obede informou que a área de Pombal é composta pela cidade-sede, além de Paulista, Vista Serrana, Malta, Condado, Coremas, São Bentinho, São Domingos e Cajazeirinhas. “As subáreas de São Bento e Catolé do Rocha são compostas pelos municípios de Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Bom Sucesso, Riacho dos Cavalos, Jericó, Mato Grosso e Lagoa, além das cidades-sede”, acrescentou o coordenador.
O Censo se propõe a contabilizar os habitantes do território nacional e identificar informações de raça, gênero e classe social, entre outras, além de evidenciar como vivem os brasileiros. A partir dos resultados obtidos, extraem-se dados imprescindíveis para a criação e o planejamento de políticas públicas, bem como para decisões a respeito da distribuição de recursos entre estados e municípios. Realizado de dez em dez anos, o atual recenseamento estava previsto para 2020, contudo, precisou ser adiado devido à pandemia da Covid-19.
Nas regiões de São Bento e Pombal, as atividades serão desenvolvidas por 209 profissionais, dos quais 29 são Agentes Censitários e 180 Recenseadores.
Informações com Leomarque Pereira