Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Presidente do Sousa afirma que seu time terá vaga na Copa do Nordeste 2023

Esporte

Presidente do Sousa afirma que seu time terá vaga na Copa do Nordeste 2023

A definir

Com o fim do Campeonato Paraibano 2022, alguns clubes vivem a expectativa, ainda para este ano, de disputar a pré-Copa do Nordeste, eliminatórias que dão quatro vagas para a fase de grupos do maior torneio regional do país. Campeão, o Campinense já sabe que vai direto para a fase de grupos ou uma eventual nova fase principal de um possível novo regulamento. Botafogo-PB e Treze esperam a confirmação de que a fórmula de disputa do torneio do ano que vem se mantenha para jogar o pré-Nordestão. Mas o Sousa também vive essa expectativa.

É que o presidente do Dinossauro, Aldeone Abrantes, tem certeza que uma vaga para a Pré-Copa do Nordeste de 2023 é do clube sertanejo, caso a distribuição de vagas para as eliminatórias seja feita da mesma forma que foi realizada no ano passado. Segundo ele, a Paraíba não pode “perder” uma vaga de um ano para o outro.

— Primeiro que no campeonato desse ano, que teve a Pré-Copa do Nordeste, foram quatro times da Paraíba. Vamos questionar porque estão mudando o regulamento, e de repente virou três vagas. O Sousa como é o quarto lugar no ranking da Paraíba e terceiro do estadual tem duas frentes para disputar — disse o dirigente.

Nesse ano, o Sousa caiu nas semifinais do Campeonato Paraibano para o Campinense. E ficou com a terceira colocação geral do torneio estadual, somadas todas as fases que disputou.

O que diz o regulamento da Pré-Copa do Nordeste do ano passado?

Primeiro vale ressaltar que não dá para assegurar que não vai haver nenhuma mudança de regulamento para a Copa do Nordeste do ano que vem. Mas se acontecer de o regulamento da competição deste ano ser repetido e a distribuição de vagas também, pelos critérios adotados nas eliminatórias do ano passado, apenas Botafogo-PB e Treze disputam o Pré-Nordestão neste ano.

Como dito acima, o Campinense, como campeão estadual, se mantido o regulamento do torneio regional deste ano para 2023, está garantido direto na fase de grupos da competição. O Botafogo-PB, com o vice-campeonato, entra nas eliminatórias do torneio pelo critério 1, que garante aos melhores colocados de cada um dos nove estaduais do Nordeste uma vaga no Pré-Nordestão, já excluindo, no caso da Paraíba, o campeão estadual, que já vai para fase de grupos.

O Treze teria direito a disputar as eliminatórias por cumprir com o critério 3 de classificação para a Pré-Copa do Nordeste, que estabelece vagas para os melhores colocados de cada estado no ranking nacional de clubes, já excluindo todos os classificados em critérios anteriores, no caso da Paraíba, já excluindo Raposa e Belo.

O último critério, no caso da atual temporada, em que o Sousa poderia se encaixar seria nas últimas vagas para as eliminatórias, que ficam com três clubes da região, já excetuando todos os times que se classificaram por critérios anteriores a ele, melhores colocados no ranking nacional de clubes. O Sousa, neste ano, no entanto, não está entre os três melhores.

Informações com Globo Esporte PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO
%d blogueiros gostam disto: