O Açude Engenheiro Arcoverde ou Açude Público Engenheiro Arcoverde, também conhecido como Açude de Condado, é um açude localizado no município de Condado, estado da Paraíba, foi construído pelo DNOCS entre os anos de 1932 e 1936, a administração de seus recursos está sob responsabilidade da Agência Nacional de Águas.

Para comemorar os 90 anos do manancial, foi preparada uma programação especial em Condado. No último sábado (23), foi realizada uma corrida de canoas sobre as águas do Açude Arcoverde, sendo ofertado ao vencedor, um prêmio de R$ 500,00 (quinhentos reais), além de agraciar os demais participantes com brindes.

A corrida das canoas homenageou o condadense, Neném de Heleno (já falecido), mas foi representado pelo seu filho.

Ex-construtores e pescadores, que fizeram parte da história do açude, também foram homenageados.

A deputada estadual, Pollyanna Dutra, esteve presente no evento de comemoração e destacou a importância do açude para Condado e região.

Em suas redes sociais, a deputada fez a seguinte postagem sobre o evento:

Colocamos o pé na estrada neste sábado em direção à querida cidade de Condado, onde prestigiamos as comemorações dos 90 anos do Açude Engenheiro Arcoverde, também conhecido como “Açude de Condado”, riqueza dessa terra, pois água é vida!!! Dia de aplausos, festa e comemorações ao lado dos amigos Chiruca, Cristiano, vereadores e moradores dessa cidade querida!💦

O açude começou a ser construído no ano de 1932, suas obras demoraram 5 anos, tendo sido concluídas em 1936. Coube ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas a sua construção. A finalidade inicial era de dotar o semiárido nordestino de uma estrutura hidráulica para combater os efeitos das secas periódicas e das irregularidades das chuvas, visando atender à demanda das cidades de Condado e Malta e posteriormente ao perímetro de irrigação ali implantado.

O Açude de Condado orgulha a população local, que sabe que pode contar com as riquezas dessas águas na porta de casa, que grandeza, que riqueza para o nosso povo!

Parabéns a toda a cidade por esse lindo evento e parabéns aos condadenses, maltenses e a toda a circunvizinhança pela grandeza de uma obra tão importante chegar aos seus 90 anos. Orgulho de fazer parte dessa história! 💦

Assessoria

Categorized in:

Política,

Last Update: 26 de abril de 2022