O cruzamento da fase semifinal do Campeonato Paraibano 2022 pode proporcionar algo que não acontece há 15 anos: uma final entre dois times sertanejos. A última vez que a competição foi decidida entre dois clubes do Sertão foi em 2007, com a final entre Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras, quando o Canário conseguiu seu único título estadual. Para que algo assim aconteça novamente, Naça e Sousa precisam vencer seus confrontos, contra Botafogo-PB e Campinense, respectivamente. As semifinais começam nesta quarta-feira.

Os dois sertanejos das semifinais deste ano, Nacional de Patos e Sousa, chegaram aos jogos decisivos de formas diferentes, em relação às expectativas.

O Naça iniciou o ano repleto de problemas. Os atletas foram despejados do hotel onde estavam hospedados, o presidente Rodrigo Nóbrega renunciou, na estreia, teve derrota por WO contra o Campinense — por falta de jogadores inscritos —, o elenco e a comissão técnica foram bem modificados antes e no decorrer da competição. Passando por cima de tudo isso, a equipe patoense teve uma reviravolta incrível, se classificando em segundo lugar do Grupo B, ficando atrás do Campinense, perdendo apenas, em campo, uma partida para a Raposa, e uma para o CSP. A vaga na semifinal veio com uma goleada por 4 a 0 diante do São Paulo Crystal, na repescagem, que também assegurou o clube na Série D de 2023.

Já o Sousa já entrou na competição como um dos favoritos ao título. O Dinossauro é o atual vice-campeão paraibano e fez uma campanha incrível na Pré-Copa do Nordeste de 2021, conquistando vaga no Nordestão deste ano. Nesta temporada, chegou à última rodada da primeira fase da competição regional ainda com chance de classificação, empatou seu jogo de Copa do Brasil em 1 a 1, com o Goiás, e no estadual fez uma campanha sólida, empatando em número de pontos com o Botafogo-PB, ficando atrás no clube da capital, 1º colocado do Grupo A, apenas no saldo de gols. Na repescagem, precisou da prorrogação para vencer o Treze, por 1 a 0, se credenciando a mais uma semifinal, ganhando também vaga na Série D de 2023. Vale lembrar que o Dino está disputando a atual 4ª divisão do Brasileiro, ocupando a 5ª colocação do Grupo 3.

Se eliminarem Botafogo-PB e Campinense, Nacional de Patos e Sousa protagonizaram uma final sertaneja no Campeonato Paraibano após 15 anos. Uma década e meia atrás, em 2007, o estadual foi dominado por equipes sertanejas. Naquele ano, a competição era disputada em dois turnos, onde havia semifinais e final de turno. O campeão de cada um dos turnos ganhava vaga na final geral. No primeiro turno, dos quatro semifinalistas, apenas um não era do Sertão. Esporte de Patos e Nacional de Patos duelaram em uma das semifinais, enquanto Sousa e Campinense fizeram a outra. Na final, sertaneja, o Nacional de Patos levou a melhor contra o Sousa.

O segundo turno não foi muito diferente. Apenas um dos semifinalistas não era sertanejo. Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras fizeram uma semifinal, enquanto Sousa e Treze jogaram a outra. Na final, o Trovão se deu melhor diante do Galo.

A grande final sertaneja parou as cidades de Cajazeiras e Patos. Na partida de ida, o Atlético-PB fez o dever de casa e venceu por 2 a 1. Na partida de volta, o Naça fez 3 a 0 e levantou a taça, conquistando seu primeiro e único título estadual da história.

De 2007 para cá, a façanha dos sertanejos, em conjunto, não chegou nem perto de acontecer novamente. Apenas o Sousa despontou com mais força e conquistou seu segundo título paraibano em 2009, fazendo a final contra o Treze. O Dinossauro disputou outras duas finais, em 2012 e em 2021, ambas contra o Campinense, mas ficou com o vice-campeonato.

Neste ano de 2022, Nacional de Patos e Sousa têm a chance de, quem sabe, colocar novamente o Sertão preenchendo completamente uma decisão de Campeonato Paraibano, fazendo história mais uma vez. A definição começou nesta última quarta-feira, com as primeiras partidas. Em Patos, o Naça venceu bem o Botafogo-PB por 3 a 1 enquanto em Sousa, o Dino recebeu o Campinense e perdeu por 1 a 0. As partidas de volta acontecem na próxima semana.

Informações com Globo Esporte PB

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 21 de abril de 2022

Tagged in: