Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Equipes sertanejas tem chance de fazer uma final de Campeonato Paraibano 15 anos depois

Esporte

Equipes sertanejas tem chance de fazer uma final de Campeonato Paraibano 15 anos depois

Sousa e Nacional seguem no páreo

O cruzamento da fase semifinal do Campeonato Paraibano 2022 pode proporcionar algo que não acontece há 15 anos: uma final entre dois times sertanejos. A última vez que a competição foi decidida entre dois clubes do Sertão foi em 2007, com a final entre Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras, quando o Canário conseguiu seu único título estadual. Para que algo assim aconteça novamente, Naça e Sousa precisam vencer seus confrontos, contra Botafogo-PB e Campinense, respectivamente. As semifinais começam nesta quarta-feira.

Os dois sertanejos das semifinais deste ano, Nacional de Patos e Sousa, chegaram aos jogos decisivos de formas diferentes, em relação às expectativas.

O Naça iniciou o ano repleto de problemas. Os atletas foram despejados do hotel onde estavam hospedados, o presidente Rodrigo Nóbrega renunciou, na estreia, teve derrota por WO contra o Campinense — por falta de jogadores inscritos —, o elenco e a comissão técnica foram bem modificados antes e no decorrer da competição. Passando por cima de tudo isso, a equipe patoense teve uma reviravolta incrível, se classificando em segundo lugar do Grupo B, ficando atrás do Campinense, perdendo apenas, em campo, uma partida para a Raposa, e uma para o CSP. A vaga na semifinal veio com uma goleada por 4 a 0 diante do São Paulo Crystal, na repescagem, que também assegurou o clube na Série D de 2023.

Já o Sousa já entrou na competição como um dos favoritos ao título. O Dinossauro é o atual vice-campeão paraibano e fez uma campanha incrível na Pré-Copa do Nordeste de 2021, conquistando vaga no Nordestão deste ano. Nesta temporada, chegou à última rodada da primeira fase da competição regional ainda com chance de classificação, empatou seu jogo de Copa do Brasil em 1 a 1, com o Goiás, e no estadual fez uma campanha sólida, empatando em número de pontos com o Botafogo-PB, ficando atrás no clube da capital, 1º colocado do Grupo A, apenas no saldo de gols. Na repescagem, precisou da prorrogação para vencer o Treze, por 1 a 0, se credenciando a mais uma semifinal, ganhando também vaga na Série D de 2023. Vale lembrar que o Dino está disputando a atual 4ª divisão do Brasileiro, ocupando a 5ª colocação do Grupo 3.

Se eliminarem Botafogo-PB e Campinense, Nacional de Patos e Sousa protagonizaram uma final sertaneja no Campeonato Paraibano após 15 anos. Uma década e meia atrás, em 2007, o estadual foi dominado por equipes sertanejas. Naquele ano, a competição era disputada em dois turnos, onde havia semifinais e final de turno. O campeão de cada um dos turnos ganhava vaga na final geral. No primeiro turno, dos quatro semifinalistas, apenas um não era do Sertão. Esporte de Patos e Nacional de Patos duelaram em uma das semifinais, enquanto Sousa e Campinense fizeram a outra. Na final, sertaneja, o Nacional de Patos levou a melhor contra o Sousa.

O segundo turno não foi muito diferente. Apenas um dos semifinalistas não era sertanejo. Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras fizeram uma semifinal, enquanto Sousa e Treze jogaram a outra. Na final, o Trovão se deu melhor diante do Galo.

A grande final sertaneja parou as cidades de Cajazeiras e Patos. Na partida de ida, o Atlético-PB fez o dever de casa e venceu por 2 a 1. Na partida de volta, o Naça fez 3 a 0 e levantou a taça, conquistando seu primeiro e único título estadual da história.

De 2007 para cá, a façanha dos sertanejos, em conjunto, não chegou nem perto de acontecer novamente. Apenas o Sousa despontou com mais força e conquistou seu segundo título paraibano em 2009, fazendo a final contra o Treze. O Dinossauro disputou outras duas finais, em 2012 e em 2021, ambas contra o Campinense, mas ficou com o vice-campeonato.

Neste ano de 2022, Nacional de Patos e Sousa têm a chance de, quem sabe, colocar novamente o Sertão preenchendo completamente uma decisão de Campeonato Paraibano, fazendo história mais uma vez. A definição começou nesta última quarta-feira, com as primeiras partidas. Em Patos, o Naça venceu bem o Botafogo-PB por 3 a 1 enquanto em Sousa, o Dino recebeu o Campinense e perdeu por 1 a 0. As partidas de volta acontecem na próxima semana.

Informações com Globo Esporte PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO