Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Justiça Desportiva vai investigar briga entre torcidas de Sousa e Treze no Marizão

Esporte

Justiça Desportiva vai investigar briga entre torcidas de Sousa e Treze no Marizão

Campeonato Paraibano

O Tribunal de Justiça do Futebol da Paraíba (TJDF-PB) decidiu nesta segunda-feira abrir um inquérito para apurar o confronto entre as torcidas de Sousa e Treze, no domingo, em confronto válido pela fase de repescagem do Campeonato Paraibano Pixbet 2022. De acordo com o documento assinado pelo presidente do TJDF-PB, Raoni Vita, os dois clubes estão intimados a prestar esclarecimentos sobre o caso e, dentro de um prazo de 15 dias, os fatos serão apurados para punições serem aplicadas aos culpados.

Sousa e Treze se enfrentaram na tarde do domingo no Estádio Marizão, no Sertão do estado, em partida única que valia uma vaga nas semifinais do estadual para enfrentar o Campinense. Dentro de campo, empate por 0 a 0 no tempo regulamentar e vitória do Dinossauro por 1 a 0 na prorrogação, que bastou para classificar o Dino e eliminar o Galo da competição. Mas, saindo do jogo propriamente dito, torcedores dos dois times protagonizaram cenas lamentáveis de violência.

Antes de a partida começar, o clima entre as torcidas já era hostil. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver torcedores do Treze e do Sousa entrando em confronto nos arredores do Estádio Marizão. Pode-se observar pedras e latas sendo arremessadas na direção dos torcedores, e a Polícia Militar precisou intervir com disparos de bala de borracha. A confusão se estendeu até dentro de campo, pois, após o apito final do árbitro Afro Rocha de Carvalho, torcedores do Galo invadiram o gramado e entraram em confronto com torcedores do Dino. Um dos envolvidos na confusão ficou desacordado após ser espancado no gramado.

Ciente dos fatos, o Tribunal de Justiça de Futebol da Paraíba decidiu agir. Foi aberto um inquérito através do qual os dois clubes estão intimados a prestar esclarecimentos dentro de um prazo de 24 horas. Em paralelo a isso, uma apuração minuciosa junto às autoridades está sendo realizada e tem um prazo de 15 dias para ser finalizada, onde, ao fim das investigações, um relatório será enviado à presidência do TJDF-PB, que ficará a cargo de julgar o caso.

No documento, assinado pelo presidente Raoni Vita, o fato foi categorizado como “gravíssimo”, onde, de acordo com o magistrado, será discutida a possibilidade de aplicação das sanções contidas no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), voltado para punir os clubes que deixem de tomar providências capazes de prevenir e reprimir atos de desordem, invasão de campo ou lançamento de objetos no gramado ou local da disputa do evento desportivo.

De acordo com o CBJD, além de uma multa que gira em torno de R$ 100 a R$ 100 mil, as equipes autuadas podem sofrer perda de um a 10 mandos de campo em casos comprovados de desordem e invasão.

O segundo parágrafo do Art. 213, prevê ainda que, caso a entidade encarregada de julgar o caso avalie que os atos de violência sejam de alta gravidade, tanto o clube mandante quanto o visitante estarão passíveis de punição, desde que comprovado que estes contribuíram para o fato.

Ainda no documento que abre o inquérito para apurar o episódio de violência entre torcedores de Sousa e Treze, o presidente do TJDF-PB, Raoni Vita, cita que tomará as medidas que adotou em outro caso envolvendo Torcidas Organizadas na Paraíba neste ano. Foi no dia 16 de março, quando membros de uma Torcida Organizada do Campinense arrombaram os portões do Estádio Amigão, nos instantes finais do Clássico dos Maiorais contra o Treze e, após conflito com a Polícia Militar, invadiram a Arquibancada Sol do Estádio Ernany Sátiro.

Apesar de estarmos ainda no quarto mês de 2022, já foram muitos os episódios de violência dentro e fora dos estádios da Paraíba até agora. Pela Copa do Nordeste, torcedores do Campinense entraram em confronto com torcedores de Bahia e Ceará, proporcionando cenas de verdadeira selvageria. Já nos dois Clássicos dos Maiorais em sequência entre Galo e Raposa, foram muitos os registros de confrontos entre torcedores dos dois times nas ruas de Campina Grande. No dia 6 de março, durante o duelo entre Treze e Nacional de Patos, no PV, um Policial Militar de Pernambuco foi preso após sacar sua arma e efetuar um disparar em meio à arquibancada.

Informações com Globo Esporte PB

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO