O presidente da Organização Não-Governamental Adota Patos, Rafael Gomes, mais conhecido por Rafael da Civil, esteve concedendo entrevista para discutir as questões dos animais de rua e as medidas necessárias para conter o grave problema de crescimento desordenado da população de cães e gatos em abandono.Rafael Gomes disse que a gestão municipal tem feito muita mídia e pouca ação no que diz respeito a situação dos animais de rua. Rafael reconheceu que é uma situação muito difícil, mas tem que ser enfrentada como se deve, com política de zoonoses correta, castrações de cães e gatos de rua, desenvolver parcerias mais eficazes para conter o problema.

O presidente da Adota Patos disse que está concluindo a sala de castrações da entidade e, apesar das dificuldades, o local será concluído em breve. A ONG sobrevive de doações voluntárias, subvenção da Prefeitura Municipal de Patos, mas tem sido insuficiente diante da demanda cada vez maior em relação aos animais de rua. Rafael Gomes criticou a quantidade de cães que foram castrados na parceria entre a Secretaria de Saúde do Município de Patos e a Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), pois foram castrados apenas 15 cães após vários meses.

Rafael lamentou a falta de políticas mais efetivas e lembrou da ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra a gestão municipal por não cumprir as castrações dos animais conforme acordo. A Prefeitura Municipal de Patos foi sentenciada pelo Poder Judiciário por não fazer as castrações e desenvolver ações para conter a população de animais de rua.

O presidente da ONG Adota Patos falou sobre várias ações que podem amenizar o grave problema dos animais de rua na cidade de Patos. Rafael reafirmou a necessidade de castração em massa de animais e espaços apropriados destinados para colocar animais. As ações maiores podem ser tomadas pela Prefeitura de Patos, pois é de sua responsabilidade.

Informações com Jozivan Antero – Polêmica Patos

Categorized in:

Política,

Last Update: 6 de abril de 2022

Tagged in:

,