O deputado federal Ruy Carneiro disse durante entrevista, que deixará o PSDB para disputar as eleições de outubro. Rui Carneiro não anunciou a nova legenda, mas deu como indicativo que sua nova filiação será entre os partidos que integram a base aliada do pré-candidato ao Governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima, de quem Rui Carneiro é aliado.
O anúncio da nova filiação terá que ser feito até 1º de abril, quando acontece o fim da janela partidária para a mudança de partido dos deputados federais e estaduais que concorrerão nas eleições de outubro.
Entre as possibilidades de filiação, estão o PSD, partido liderado pelo ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e o PSC, do deputado federal Leonardo Gadelha.
“Nós vamos buscar partidos que apoiem a candidatura de Pedro a governador, porque não teria nenhum sentido eu ir para um partido que apoiasse Veneziano, Nilvan ou o governador”, disse.
Mas a decisão, conforme o parlamentar, deve acontecer apenas no fim da janela partidária.
“Em relação a questão partidária, temos hoje uma legislação complicada. Nossa prioridade é ficar no PSDB, ou, não conseguindo, formar o corpo de candidatos forte em outra agremiação. Mas nossa prioridade é a eleição majoritária, e, em não conseguindo ficar no PSDB vamos buscar partidos que estejam apoiando Pedro a governador. Não teria sentido ir para partido que apoiasse Nilvan, João ou Veneziano já que tenho govenador escolhido. Temos os próximos dias para resolver e quem tem tempo não tem pressa”, disse.
Existe também a possibilidade de uma filiação ao Patriota para disputar sua reeleição ao cargo. A informação foi dada pelo deputado estadual Walber Virgolino, presidente do partido na Paraíba.
Walber já anunciou apoio a Ruy, destacando, entre as razões, a atuação em defesa da saúde pública, proteção aos animais e medidas contra a corrupção do parlamentar em Brasília. Os dois foram adversários nas eleições municipais de 2020, quando disputaram a Prefeitura de João Pessoa.
Informações com Jornal da Paraíba