A Secretaria de Estado da Saúde (SES) acompanhou a entrega, nesta quinta-feira (3), dos equipamentos para a rede materno-infantil dos hospitais de Pombal e de Catolé do Rocha. Os aparelhos são direcionados para renovar as salas de parto das duas unidades e proporcionar a diminuição da mortalidade materna e dos recém-natos.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a renovação do parque tecnológico para a rede materno-infantil se faz necessária, pois ao longo de 50 anos não houve um aporte de equipamentos para as cidades do interior da Paraíba como está havendo agora. Ele explica que essa é uma das ações da SES que visam diminuir o índice de mortalidade materna no estado.

“O objetivo da SES é a regionalização da saúde, no sentido de oferecer ao cidadão paraibano das regiões mais longínquas o mesmo tratamento que teriam nos grandes centros. Queremos evitar que pacientes doentes sejam obrigados a passar horas em uma ambulância para serem transportados para João Pessoa ou Campina Grande para receber o tratamento que poderia ter recebido em sua região. E com isso diminuir os óbitos maternos”, pontua.

Os aparelhos distribuídos nos hospitais nesta quinta-feira fazem parte dos equipamentos adquiridos que representam um investimento de R$ 7 milhões para 13 maternidades da Paraíba. A deputada estadual Pollyana Dutra estava presente na agenda e elogiou a iniciativa do governo estadual.

“O secretário Geraldo Medeiros vem aqui reparar algo que no passado foi negado, essa assistência obstétrica. As mulheres, até então, iam parir e não tinham uma segurança que o filho pudesse nascer e ter um conforto adequado, os cuidados iniciais, um berço aquecido. O governo estadual vem equilibrar essa rede de saúde, regionalizando, descentralizando os serviços e nos dando a ideia que nossos problemas poderão ser resolvidos aqui”, frisa.

A diretora do Hospital Regional de Pombal, Kévia Werton, ressaltou que o momento da entrega desses equipamentos não poderia ser mais representativo. “Ele nos presenteou com os aparelhos no mês dedicado às mulheres”, observa.

A agenda contou ainda com uma visita técnica ao Hospital Municipal de Paulista e a entrega dos absorventes do programa Dignidade Menstrual na Escola Estadual Arruda Câmara, em Pombal.

Informações com Secom PB

Categorized in:

Saúde,

Last Update: 3 de março de 2022