Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Sousa e Goiás vão se enfrentar pela 1ª vez na história dos dois clubes

Esporte

Sousa e Goiás vão se enfrentar pela 1ª vez na história dos dois clubes

Pela Copa do Brasil

Quando a bola rolar para Sousa e Goiás, nesta terça-feira, pela Copa do Brasil, será a primeira vez que os dois alviverdes vão se enfrentar na história. O duelo vale pela primeira fase do torneio nacional. Para se classificar, o clube paraibano tem que vencer o jogo. O empate ou uma vitória do Esmeraldino coloca o time goiano na segunda fase.

Essa será a 30ª vez que o Goiás vai disputar a competição. O clube esteve na primeira edição do torneio, em 1989. Curiosamente, foi naquela edição que o Esmeraldino chegou mais longe na história do campeonato. O Goiás acabou com a terceira posição daquele torneio, caindo apenas na semifinal, para o Sport, que foi o vice-campeão, perdendo a decisão para o Grêmio.

Por outro lado, o Sousa disputou a Copa do Brasil quatro vezes e vai apenas para a sua quinta participação. O Dinossauro estreou no torneio em 1995, após ter conquistado o seu primeiro título estadual da 1ª divisão, no ano anterior.

O clube ainda esteve nas edições de 2008, 2010 e 2013. Em todas essas vezes, o Sousa não passou da primeira fase e busca fazer história, diante do Goiás, em busca do seu primeiro avanço de fase na competição.

Confrontos com paraibanos

Essa, no entanto, não será a primeira vez que o Goiás vai enfrentar um adversário paraibano. Nem na sua história nem na Copa do Brasil. A última lembrança, aliás, não é das melhores quando se fala em Paraíba no torneio nacional.

Em 2014, o Goiás teve pela frente na primeira fase da Copa do Brasil, o Botafogo-PB. Jogando em casa, pela partida de ida, no Almeidão, o Belo fez um grande jogo e venceu o Esmeraldino por 2 a 0. No duelo de volta, no Serra Dourada, o Alvinegro segurou o Goiás, empatou sem gols e eliminou o time goiano.

O primeiro encontro da história entre o Goiás e um clube paraibano foi contra o Campinense, pela 1ª divisão do Campeonato Brasileiro, em 1975. Pela primeira fase do torneio, o Goiás goleou a Raposa por 4 a 0 no Serra Dourada.

Em 1978, foi a vez de o Esmeraldino enfrentar o Botafogo-PB pela primeira vez. O jogo foi também pela 1ª divisão do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o clube venceu o Belo por 1 a 0, no Almeidão, em João Pessoa, em partida válida pela terceira fase da competição.

No ano seguinte, as equipes voltaram a se enfrentar pelo Brasileirão. Dessa vez, pela segunda fase, o Goiás venceu novamente, por 3 a 1, jogando em Goiânia, no Serra Dourada. Em 1986, novamente se encontraram pelaª 1 divisão nacional. Foi a vez de o Belo vencer, em João Pessoa, por 1 a 0.

O Goiás volta a encontrar um paraibano nesta terça-feira, pela Copa do Brasil. O clube encara o Sousa, pela primeira fase da competição. O confronto acontece no Estádio Marizão, em Sousa, a partir das 21h30. Quem avançar encara na segunda fase o Criciúma.

Informações com Globo Esporte PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO