Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Conferências Intermunicipais de Igualdade Social realizadas em São Bento e Pombal

Política

Conferências Intermunicipais de Igualdade Social realizadas em São Bento e Pombal

COIPIR

O município de São Bento, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SEMDHS) sediou, a I COIPIR – Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Social.

O evento aconteceu, na Escola Técnica Cidadã Integral (ECIT) e contou com representantes de mais oito municípios, afora a cidade-sede: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Riacho dos Cavalos e São José do Brejo do Cruz.

A Conferência em nível regional foi dividida em quatro grupos de discussão, onde foi debatido o tema: Enfrentamento ao Racismo e a outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós.

A cidade de São Bento foi representada pelo prefeito Jarques Lúcio, a Secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Valeska Dantas, Paloma Vicente, presidente do Conselho de Igualdade Racial; o Promotor de Justiça, Rafael Carvalho e o Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Fernando Galindo. Na ocasião, estiveram presentes, também, o presidente da OAB – Subseção de Catolé do Rocha, o advogado Jailson Araújo e Yillem Garcia, que representou os gestores da região.

O prefeito Jarques Lúcio avaliou a atitude importante em promover o debate da Igualdade Racial em São Bento, destacando o avanço do município nesse segmento, com a criação desse e de outros conselhos, a exemplo do da Criança e Adolescente e do Idoso, e alertou representantes das cidades da região para criação dos Conselhos de Igualdade Racial, citando o de São Bento como paradigma para os demais.

Ao se pronunciar no evento, a presidente do Conselho Igualdade Racial do município de São Bento, Paloma Vicente, cumprimentou os presentes e agradeceu aos organizadores pela iniciativa em sediar a conferência na Capital Mundial das Redes, dizendo que foi uma honra e um privilégio poder estar ali, caracterizando o evento como uma oportunidade e um grande passo para quebrar barreiras, no tocante à promoção da igualdade racial não só para os negros, mas para todos os são-bentenses.

A palestra magna da 1ª Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial de São Bento foi proferida por Márcia Dornelles, com extenso currículo na área, mulher negra, Especialista em Gestão Estratégica/FGV, estudante do curso de direito, militante dos Direitos Sociais e integrante do Movimento Negro Unificado da Paraíba.

POMBAL

Na cidade também foi realizada a COIPIR (Primeira Conferência Intermunicipal da Promoção da Igualdade Racial), o evento foi promovido pela Prefeitura de Pombal em parceria com as comunidades Quilombolas do Município.

Além da participação do município de Pombal, houve a integração dos municípios de Cajazeirinhas e Mato Grosso na construção das propostas que foram divididos em quatro eixos para serem encaminhadas em âmbito municipal, estadual e nacional. Se fizeram presentes, o poder público municipal na pessoa do prefeito constitucional de Pombal Abmael de Sousa Lacerda “Dr. Verissinho” e as secretarias de Assistência Social, Educação, Coordenadoria da Mulher e da Juventude.

Representantes das três comunidades quilombolas remanescentes tradicionais da Terra de Maringá: Os Rufino, Daniel e os Barbosa, sociedade civil, ONG’s e representantes de comunidades quilombolas de Cajazeirinhas e secretários da gestão do município de Mato Grosso.

Tal conferência foi um momento de construção coletiva entre todos os envolvidos que lutam e promovem debates e discussões pontuais da promoção da Igualdade Social.

Na ocasião, o prefeito Dr. Verissinho, anunciou a doação de dois terrenos para a construção das sedes das comunidades quilombolas urbanas Os Daniel e Barbosa.

O mesmo frisou que em breve estará enviado ao poder legislativo esse projeto para a doação desses dois terrenos. A presidente da comunidade quilombola Os Barbosa, a senhora Maria Eliziete enfatizou a importância da doação desses terrenos:” é um sonho de longas datas que em breve se tornará realidade”.

A mesma agradeceu ao pode executivo por tão importante iniciativa e parceria junto as comunidades quilombolas de Pombal que vem sendo construída pela atual gestão.

Ainda na conferência intermunicipal foram escolhidos os delegados que irão representar o município na conferência estadual que será realizada no próximo mês nos dia 3 e 4 de março de 2022 na capital João Pessoa.

Informações com Assessorias

Continue lendo...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO