Durante entrevista, o prefeito Fábio Tyrone (Cidadania) defendeu o reajuste da tarifa feito pelo Daesa (Departamento de Água e Esgoto e Saneamento Ambiental de Sousa) e divulgado no último dia 19 deste mês. O prefeito ainda deixou claro que o reajuste pode chegar a 16% para o ano de 2023.
Perguntado sobre o aumento na tarifa pela Daesa, Tyrone afirmou que o valor da tarifa anterior estava inviável.
“Nós passamos de 2009 até o ano passado sem reajuste nenhum da tarifa de água. Estava inviável. Nós passamos 12 anos sem reajuste da tarifa. Ela estava se tornando irrisória”, afirmou.
Na sequência, o prefeito de Sousa disse que tentará acoplar a tarifa de forma paulatina.
“Nós vamos somar a inflação dos doze anos e tentar, de maneira paulatina, acoplar a tarifa. Essa é a ideia. Ainda falta algo em torno de 16% para você garantir que pelo a inflação seja reposta à tarifa”, concluiu.
Entenda o aumento:
Conforme publicado no Debate Paraíba, o Departamento de Águas, Esgotos e Saneamento Ambiental anunciou um reajuste de quase 30% na tarifa da água que passará a valer a partir deste mês.
O aumento será de 29,50% para todas as faixas de consumo, com a exceção daquelas pessoas incluídas na tarifa social e que apresentem um consumo mensal abaixo de 10 metros cúbicos de água. O valor ficou em R$ 25,41 (vinte e cinco reais e quarenta e um centavos).
Informações com Debate Paraíba