A vereadora Bruna Veras (PSC) apontou uma falha da Secretaria de Saúde do Município de Sousa no combate à variante ômicron. Segundo ela, embora o aumento de casos da nova variante seja mundial, em Sousa poderia ter menos internações hospitalares se houvesse uma equipe realizando busca ativa nas residências para identificar quem ainda não se vacinou ou quem ainda não completou o ciclo vacinal.

“Eu posso constatar que nós não temos uma campanha de busca ativa da população, como por exemplo uma equipe multidisciplinar indo nas casas das pessoas. Porque o que a gente pode observar é que as pessoas que estão sendo hospitalizadas são justamente as pessoas que não estão vacinadas ou então que estão com o esquema de vacinação incompleto. A Prefeitura tem que buscar essas pessoas na casa para concluir o esquema e diminuir a quantidade de pessoas que possam ter a ômicron”.

Ainda segundo Bruna Veras, não faltam vacinas nas prefeituras. Porém, sem uma busca ativa nas residências, a cobertura vacinal não imuniza toda a população.

“É um despreparo na condução dessa busca ativa. Pode haver um atraso do Governo Federal, mas a vacina chega na cidade. O que falta, realmente, é o engajamento final da Secretaria de Saúde”.

Informações com Diário do Sertão

Categorized in:

Política,

Last Update: 28 de janeiro de 2022