Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Semana foi de um grande aumento de casos de Covid em Pombal-PB

Saúde

Semana foi de um grande aumento de casos de Covid em Pombal-PB

Muitos testes positivos

A cidade de Pombal tem registrado nos últimos dias um considerável aumento no número de pessoas infectadas pela Covid. Os casos ativos da doença têm preocupado setores da saúde, que passam a enfrentar uma nova situação e nela a certeza de que a pandemia ainda não está perto de acabar como imaginavam alguns.

Em Pombal, por exemplo, não só os casos que estão sendo confirmados, mas os de pacientes em recuperação a partir do isolamento domiciliar tem sido uma realidade. A Secretaria de Saúde do município tem divulgado boletins diários apontando o quadro atual embora não se tenha, pelo menos ainda, informações sobre internações hospitalares.

Um dos locais com lotação de pessoas procurando atendimento tem sido o Centro de Atendimento Covid, instalado na Unidade Básica de Saúde “Marcelino Fernandes de Melo”, bairro Petrópolis. No local a busca pelo teste da doença e atendimento médico praticamente dobrou desde o início desta semana, sem contar aqueles pacientes que aguardam resultados de exames.

Também existe, neste quadro, o número de casos negativados, porém o de pessoas positivadas a cada dia tem sido sempre maior. No Boletim Covid, divulgado sempre ao final da tarde, não estão descartados os testes realizados pela rede privada que também integram a contagem.

Por causa do número elevado de infectados em Pombal, a SMS tem reforçado a importância de cuidados pessoais e coletivos como forma de evitar a propagação do vírus.

O resultado do quadro atual pode estar ligado ao fato de parte da população ter relaxado na observância quanto aos protocolos, principalmente a participação em eventos festivos realizados na cidade resultando em aglomerações. A situação, segundo repassou um técnico em saúde, poderia estar ainda pior caso não tivesse uma boa quantidade de vacinados com a primeira, segunda e até a terceira dose (reforço).

Se os números continuarem crescendo o Centro Covid, mantido pela Prefeitura Municipal, poderá entrar em sua capacidade máxima devido a quantidade de pessoas que tem buscado o atendimento diário naquela unidade.

No geral o quadro preocupa diante do registro de novas infecções, já que a aceleração fica evidenciada pela média diária de novos casos.

A semana está sendo de avaliação nas unidades de saúde devido aos casos de Covid e influenza (gripe) que estão levando muitos a buscarem atendimentos.

Até o presente não foi confirmada a circulação da variante ômicron na cidade.

Informações com Liberdade FM

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Saúde

TOPO