A cidade de Catolé do Rocha, Sertão paraibano, a 411 km de distância da Capital, sedia no próximo dia 11 de janeiro de 2022, o VI Encontro dos Profetas da Chuva da Paraíba. O evento, que acontece no auditório do Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, a partir das 08h:30min, é realizado em uma parceria do Grupo Verde de Agroecologia de Abelhas, UEPB Campus IV de Catolé do Rocha, SINPRAC – PB Catolé do Rocha com apoio do Instituto IBIS, deverá reunir representantes de vários municípios paraibanos, a exemplo das edições anteriores.

A primeira edição do evento aconteceu no dia 20 de dezembro de 2016, também no campus IV da UEPB e teve por objetivo resgatar a tradição do homem do campo em prever as estações de chuva através da observação das nuvens, dos animais e das plantas.

O professor Caetano José de Lima, disse que o Primeiro Encontro de Profetas da Chuva foi um sucesso, e se tornou imprescindível à continuidade desse tipo de evento como forma de garantir para as futuras gerações o patrimônio imaterial da cultura nordestina, e nesta próxima terça-feira, dia 11 de Janeiro vai realizar a sexta edição do Encontro dos Profetas da Chuva na Paraíba.

“Estamos resgatando a sabedoria popular. Trabalhei na roça e sei o quanto os agricultores se sentem felizes em serem protagonistas em um evento como esse”, completou o professor Caetano.

Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural da Região Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão. Alguns profetas baseiam-se em sonhos e até mesmo em rituais religiosos que misturam crenças indígenas e outras formas de conhecimento.

As previsões são, em geral, produzidas antes e durante estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido.

As práticas, as observações da natureza e conhecimentos empíricos envolvidos nessas previsões são, em geral, transmitidos oralmente de geração a geração dentro do meio familiar, ainda que alguns dos profetas afirmem ter desenvolvido suas técnicas de previsão a partir de sua própria experiência com a natureza.

A previsão do clima é atividade enraizada na cultura de praticamente todos os estados do Nordeste.

O evento seguirá todos os protocolos de segurança sanitária referente às medidas preventivas de combate à COVID-19, onde também será disponibilizado um Link 30 minutos antes da abertura para que as pessoas possam acompanhar de forma virtual o VI Encontro dos Profetas da Chuva na Paraíba.

Contatos e Informações:

Prof – Edivan Nunes – (83) 99627-7264

Prof- Romulo Guedes – (83) 99947-1647

Prof Caetano Jose de lima – (83) 99664 1496

Prof – Netão – (83) 99961-0977

Categorized in:

Entretenimento,

Last Update: 8 de janeiro de 2022