O Sindicato dos Servidores Municipais de Lagoa-PB (SINDSEL) solicitou informações da prefeitura e da secretaria de educação acerca dos recursos que sobraram do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), repasse federal que geralmente é distribuído entre os professores ao final do ano.
O ofício, que foi enviado em 19 de novembro e recebido no dia 23 do mesmo mês não recebeu resposta ainda e, por este motivo, o sindicato veio a público solicitar uma resposta aos profissionais.
“A diretoria do SINDSEL por meio de ofício solicitou informações da prefeita a respeito do pagamento do rateio do FUNDEB 2021, baseando-se na Lei Federal n° 14.113/2020, na Lei Municipal 320/2011 e em informações acerca dos repasses Federais para o município de Lagoa-PB. Mas não obtivemos respostas, a diretoria do SINDSEL enviou um segundo ofício solicitando um agendamento para uma reunião entre a gestão e o sindicato com o intuito de discutir a respeito do pagamento do rateio referente ao ano 2021”, diz trecho do documento oficial.
O SINDSEL lamentou em suas redes sociais a falta de atenção por parte da prefeitura, o que considerou como falta de respeito aos professores do município, e garantiu que, junto com o setor jurídico do sindicato, vai buscar respostas legais para o caso. Além disso, afirmou que o rateio é um direito dos professores da educação e, portanto, vai seguir lutando até que eles recebam.
Informações com Genésio Oliveira