Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Goleiro Ricardo foi um dos líderes do bom ano de resultados do Sousa

Esporte

Goleiro Ricardo foi um dos líderes do bom ano de resultados do Sousa

38 anos

Após nove temporadas, o Sousa, enfim, está de volta à fase de grupos da Copa do Nordeste. A vaga foi conquistada com autoridade após deixar pelo caminho três equipes de tradição do futebol nordestino: ASA, Confiança e ABC. O coletivo do Dinossauro como um todo merece elogios, mas é inegável que o veterano goleiro Ricardo, de 38 anos, teve papel imprescindível na ótima temporada 2021 da equipe sertaneja. Após a partida contra o Elefante potiguar, o arqueiro se emocionou ao afirmar que foi alvo de críticas por parte de alguns torcedores da equipe quando foi anunciado, mas que graças a muito empenho e dedicação conseguiu dar a volta por cima.

Ricardo foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Paraibano, quando ajudou a equipe da Cidade Sorriso a chegar à grande final contra o Campinense. O título do estadual não ficou em Sousa, mas deu ao Alviverde a possibilidade de ter um calendário recheado para 2022, com Copa do Brasil, Série D, Paraibano e, agora, Copa do Nordeste.

Se algum torcedor ainda achar que não há argumentos plausíveis para aplaudir a temporada do camisa 1 do Sousa, vale relembrar que Ricardo, ainda nas disputas do Paraibano, chegou a ficar 770 minutos sem ser vazado. A marca creditou o atleta a entrar para um seleto hall do futebol como um dos 50 goleiros com maior número de minutos sem sofrer gols na história do futebol mundial, segundo a FIFA. A incrível marca colocou Ricardo na 34ª posição dos 50 goleiros que ficaram mais minutos sem sofrer gol na história do esporte, à frente de nomes como Fernando Prass, pelo Vasco, com 748; do tetracampeão mundial Taffarel, pelo Internacional, com 701; de Waldir Peres, pelo São Paulo, com 694; e de Diego Alves, do Flamengo, com 599.

Após a classificação contra o ABC, na última terça-feira, conquistada mesmo com uma derrota por 2 a 1, Ricardo, emocionado, falou sobre os momentos de dúvida que chegou a enfrentar ainda durante a pré-temporada do Sousa. Mas ele que conseguiu superá-los graças ao seu profissionalismo e o apoio de familiares e amigos.

— Vim para cá no ano passado, quando saí do Caucaia, onde deixei uma vaga encaminhada para a Série D. Quando voltei para o Sousa, fui muito contestado por alguns torcedores. À época, felizmente, fiz um bom trabalho e, com pés no chão, conseguimos uma vaga na 4ª divisão deste ano, mesmo caindo nas semifinais do Paraibano para o Campinense e não indo para a final. Neste ano, quando foram me contratar, novamente fui xingado para caramba. Disseram que eu estava velho, que o Dino precisava de um goleiro mais novo; me restou baixar a cabeça e manter o foco. Apesar dos meus 38 anos, me sinto um menino, pois trabalho diariamente para, quando chegarem esses jogos decisivos, eu ter a condição de ajudar a minha equipe a conquistar os resultados que almejamos — desabafou.

Somando Campeonato Paraibano, Série D e pré-Copa do Nordeste, o Sousa disputou 28 partidas na temporada. Dessas, Ricardo atuou 27, sofrendo 22 gols, uma valorosa média de 0,81 gols sofridos por jogo. Após a classificação à fase de grupos do Nordestão, a diretoria do Dinossauro volta as suas atenções para a formação do elenco para a recheada temporada de 2022, que deverá ter início ainda no mês de janeiro, com a disputa do Paraibano, uma vez que o desejo da CBF é iniciar todas as competições estaduais até o dia 26 do mesmo mês.

Informações com Globo Esporte PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO