Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Comissão de saúde da ALPB visitou Hospital da FAP e reforça combate ao câncer

Política

Comissão de saúde da ALPB visitou Hospital da FAP e reforça combate ao câncer

Destaque para Pollyanna Dutra

A Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participou de reunião, nesta semana, na sede da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande, para debater questões relacionadas ao câncer e conhecer de perto os serviços prestados pela FAP, que é um dos hospitais de referência no tratamento da doença no Estado.

A agenda foi intermediada pela deputada Pollyana Dutra, que fez um alerta para a diminuição dos exames de rastreio do câncer de mama e de próstata na Paraíba durante a pandemia. “Para se ter uma ideia, os exames de mama diminuíram em 50% durante o período de pandemia enquanto os exames para rastreio do câncer de próstata diminuíram em 30%. Os casos, após a diminuição da pandemia, têm chegado com muitas complicações e alta complexidade, o que nos traz a necessidade de elaborar o quanto antes um planejamento para lidar com uma epidemia que deverá suceder a pandemia que vivemos”, alertou.

A parlamentar aproveitou a oportunidade para propor a realização de um planejamento para atender às necessidades das unidades hospitalares do Estado, considerando que a saúde na Paraíba foi muito pressionada, pois a rede hospitalar teve que parar para atender aos casos de Covid-19. Para a parlamentar, o caminho é investir na prevenção com planejamento. “Destaco a importância da prevenção. Acabamos de sair do Outubro Rosa e estamos no Novembro Azul. Prevenção é vida e precisamos fazer a nossa parte. Na política, é urgente que respostas sejam dadas, pois disso dependem as vidas, que esperam para ser salvas, por isso destacamos o nosso compromisso e da Assembleia Legislativa com a causa”, complementou.

Para o diretor do Hospital da FAP, Derlópidas Neves, a reunião foi extremamente importante e proveitosa. “Nós oferecemos os nossos serviços na área de Oncologia, de Obstetrícia, de hemodiálise e só temos a agradecer aos deputados da Comissão de Saúde que estiveram aqui para discutirmos temas extremamente importantes e relevantes para a saúde do nosso Estado, haja vista que mostramos a eles como está se agravando, em números, o câncer, não só na nossa cidade Campina Grande, mas em todo o estado”, disse.

A reunião contou com a presença dos deputados Taciano Diniz, presidente da Comissão, e Inácio Falcão, além dos diretores do Hospital da FAP, Paulo Marcelo Campos Meira, Diretor Administrativo; Max Joffily, Diretor Técnico; e Derlópidas Gomes, Presidente.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO