Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Novos processos federais contra prefeito de Sousa-PB, Fábio Tyrone

Política

Novos processos federais contra prefeito de Sousa-PB, Fábio Tyrone

Fábio Tyrone Braga de Oliveira, 49 anos de idade, empresário, filiado ao Cidadania, eleito prefeito de Sousa, Sertão paraibano, pela terceira vez. Um curriculum de causar desejo em cada cidadão brasileiro. Porém, nem tudo são flores, há espinhos pelo meio, espinhos que dão a ideia de estames de abacaxi.

Em meio a fama de maior construtor de praças da “Cidade Sorriso“, ao mesmo tempo que não consegue concluir a obra da reforma do Terminal Rodoviário com dinheiro em conta há mais de dois anos, uma avalanche de processos cerca o político (cuja militância ensaia uma campanha de projeção estadual) nos tribunais, comarcas e varas judiciais.

As duas recentes ações recebidas pela 8ª Vara da Justiça Federal sediada em Sousa colocam o gestor em “oto patamar”: o de réu em atos improbos administrativos como fraude em licitações, dano ao erário, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro. É o que revelam as denúncias promovidas pelo Ministério Público Federal (MPF) e aceitas pela Justiça Federal, o que pode, em caso de condenação, inserir Fábio Tyrone na Lei da Ficha Limpa e outras penalidades.

Os supostos crimes se referem aos anos de 2009 e 2010, época da sua primeira gestão e ficaram conhecidos como os casos Assolan e New Center, em razão da aplicação de verbas para realização do São João de 2010 e para um treinamento aos servidores do SAMU em 2009 e 2010.

Além do prefeito de Sousa, mais de vinte pessoas físicas e jurídicas foram denunciadas. Cidadãos e empresas que prestaram serviços à Prefeitura respondem aos mesmos crimes imputados contra Fábio Tyrone. São ex-secretários, empresários, funcionários públicos, médicos, entre outros. Dois dos envolvidos faleceram esse ano.

Na lista de investigados do São João constam duas empresas do prefeito. Narra a denúncia do MPF que elas receberam R$ 72 mil (setenta e dois mil reais) de um convênio de R$ 300 mil celebrado entre a gestão Tyrone e o Ministério do Turismo, para o pagamento de despesas com fornecedores do empresário e prefeito. Um dos itens pagos com recursos públicos teriam sido 200 caixas da esponja de lã aço da marca Assolan.

Em relação à investigação New Center Med Ltda., diz a denúncia ministerial, que os acusados “agiram em conluio” para realizar simulacros de licitações fraudulentas e dar aparente legalidade à contratação da empresa com o objetivo de capacitação dos profissionais que integram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O outro lado

A imprensa manteve contato com o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sousa para falar sobre o assunto. Em resposta às 19h17, Helder Carvalho informou que entrará em contato com Fábio Tyrone para saber se ele deseja se pronunciar.

Informações com Levi Dantas

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO