Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Secretaria de Saúde de Sousa esclarece que não houve aplicação de vacinas vencidas na cidade

Política

Secretaria de Saúde de Sousa esclarece que não houve aplicação de vacinas vencidas na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sousa vem a público esclarecer sobre as reportagens referentes à aplicação de doses da Vacina AstraZeneca (Fiocruz) fora do prazo de validade em diversos municípios brasileiros. O documento foi assinado pela secretária Municipal de Saúde, Amanda Silveira, no final de semana.

Confira Nota de Esclarecimento:

Ratificamos que a equipe de Saúde do município tem absoluta responsabilidade e compromisso com a vacinação dos usuários, sendo adotadas as boas práticas, onde dentre vários itens observados, está à rigorosa verificação do prazo de validade dos lotes.

Destacamos que é preciso considerar que o sistema de informação do Ministério da Saúde (MS) para registro da vacina contra a Covid-19 apresenta fragilidades e instabilidades, comprometendo o monitoramento da campanha em tempo real nos territórios.

Lembramos ainda que, à medida que o município recebe vacinas, elas são rapidamente levadas aos braços dos sousenses.

Após averiguação, constatamos que o erro nas duas doses referenciadas à Sousa como aplicadas com prazos de validade vencidos, diz respeito a uma divergência no sistema das datas de aplicação da vacina dos usuários que foram identificados, que fazem parte do grupo de Trabalhadores de Saúde, e comprovaram através do cartão de vacinação, terem recebido a dose da Vacina AstraZeneca (Fiocruz) com lote em questão, no dia 05/02/2021, ou seja, 68 dias antes do vencimento, que se daria apenas em 14/04/2021.

Portanto, não podemos nos deixar levar por notícias sensacionalistas que desviam o foco do real problema, a pandemia, bem como da vacinação em massa, único meio de combatermos esse inimigo, seja a vacina qual for.

Seguimos assim, priorizando o ato de vacinar e proteger a população, firmes no propósito de defesa do Sistema Único de Saúde – SUS.

Atenciosamente,

Amanda Oliveira da Silveira Marques Dantas

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SOUSA

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO
%d blogueiros gostam disto: