Apesar da delação de Livânia Farias, ex-secretária de Administração do Estado, ser de 2019, novos conteúdos estão vindo à tona, agora, com as últimas fases da Operação Calvário. Trechos da delação citam um suposto pagamento de propina ao deputado federal, Wellington Roberto (PL), um dos líderes do centrão e dos mais influentes parlamentares do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Livânia revelou que recebeu a determinação para efetuar um contrato de R$ 11 milhões com a editora HTC para confecção de livros para Secretaria de Educação. De acordo com Livânia, apesar do contrato ter sido publicado e empenhado, o então governador Ricardo Coutinho (PSB) se recusou a efetuar o pagamento por causa do valor e da baixa qualidade dos livros. A editora então decidiu entrar na justiça para receber o pagamento.

A delatora disse ainda que os deputados estaduais Caio Roberto, filho de Wellington Roberto e Trocolli Júnior a procuraram para liberação do pagamento, mas ela informou que o processo estava judicializado, portanto, não poderia efetuar o pagamento. Entretanto, Livânia revelou que após uma conversa entre Wellington Roberto e Ricardo Coutinho, recebeu a determinação do governador para liberar o pagamento e pagou o valor ao representante da HTC, identificado por Humberto.

A ex-secretária disse que Humberto afirmou que 50% do valor, ou seja, R$ 5,5 milhões foram entregues a Wellington Roberto e 25% ficou com ela e pessoas ligadas a ela, porém, não revelou os nomes. Ou seja, do valor do contrato, 75% foi para pagamento de propina, segundo relatos de Livânia.

Informações com PB Agora

Categorized in:

Política,

Last Update: 3 de abril de 2021

Tagged in:

,