Denúncias de que pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 estariam circulando pelas cidades tem chegando com frequência à imprensa. A possível ação irresponsável coloca a saúde a e avida das outras pessoas em risco, pois, os pacientes acometidos da Covid-19 precisam cumprir o isolamento doméstico durante o período determinado pelo médico que é de no mínimo 10 dias.
Vale destacar que, muitas vezes o paciente já pode ter recebido alta médica após cumprir sua quarentena e ter se curado do vírus.
Nas cidades de Paulista e Catolé do Rocha as Secretarias de Saúde abriram canais onde a população pode fazer a denúncia sobre isso e também alertar realização de aglomerações.
PAULISTA – A denúncia pode ser formalizada ao Espaço Covid-19, ou através do número 9 9942-5342. A desobediência as orientações medicas e sanitárias implica em crime.
CATOLÉ DO ROCHA – Na outra cidade o número para quem quiser ligar é: 9 9921 9554 ou então diretamente pro 190 da Polícia Militar.
Segundo os artigos 267 e 268 do Código Penal Brasileiro (CPB), são crimes contra a saúde pública causar epidemia mediante a propagação de genes patogênicos e infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, respectivamente.