Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Paraibana Silvana Fernandes, entre as melhores paratletas de Taekwondo do mundo

Esporte

Paraibana Silvana Fernandes, entre as melhores paratletas de Taekwondo do mundo

Silvana Fernandes era paratleta de lançamento de dardo. Familiarizada com a modalidade, ela carregava consigo a prioridade de disputar uma grande competição internacional. A conjugação dos verbos no pretérito aponta, de fato, um passado que se estabeleceu de forma imperfeita. Acontece que, com a frustrante descoberta de que a sua categoria, a F46, não lhe credenciava ao almejado sonho paralímpico, a paraibana da cidade de São Bento precisou reinventar os seus planos. Como exímia sertaneja, arriscou a sua carreira, há um ano e meio, num futuro que pode se tornar mais que perfeito no mundo das artes marciais, mais precisamente nos tatames do parataekwondo.

Com apenas 21 anos, Silvana se tornou, em pouco tempo, uma das grandes promessas desta modalidade para os jogos de Tóquio, em agosto de 2021. As projeções para quem precisou correr contra o tempo para se encontrar no parataekwondo e, nele, reavivar o sonho de disputar as Paralimpíadas tiveram êxito. Deu certo a cartada de abrir mão do lançamento de dardo, onde competia profissionalmente desde o ano de 2015. O que poderia, talvez, lhe custar muito caro, lhe rendeu mesmo foi uma estrada cheia de possibilidades.

Muito determinada pelo sonho de estar sempre no topo, a paratleta, que atualmente faz parte do Clube Fúria LPBE, falou sobre a audácia que teve de se aventurar e se reconhecer no parataekwondo.

– A minha categoria no lançamento de dardo era a F46. E aí a gente descobriu que essa categoria não seria aberta nos Jogos Parapan-Americanos, que seria a competição a nível internacional que eu almejava desde o início da minha carreira. Foi algo que me desmotivou. Eu tive que ter outros caminhos para conseguir essa vaga – disse.

Em um ano e meio competindo no parataekwondo, Silvana foi campeã dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, conseguiu se classificar para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, e, de quebra, já figura entre os 10 melhores nomes do mundo em sua categoria.

Sem poder participar de disputas oficiais, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a parataekwondista tem chamado a atenção de quem acompanha o seu trabalho de perto e até traçou estratégias específicas para que a sua performance não fosse tão afetada.

Um exemplo disso passa pela declaração do ex-atleta da Seleção Brasileira e hoje coordenador da Confederação Brasileira de Taekwondo, Rodrigo Ferla. Ele sinalizou que a paraibana deve retornar oficialmente aos tatames melhor do que já se apresentava antes da pausa nas competições.

– A Silvana está em um bom estágio. Fizemos alguns testes e avaliações com ela, comparando com as avaliações do ano passado e pré-pandemia. Incrivelmente, ela melhorou em todos os sentidos – explicou.

Com tanto otimismo e apoio lhe cercando, Silvana consegue até vislumbrar um retorno feliz a sua cidade, após conseguir os feitos ainda almejados para os Jogos Paralímpicos.

– Espero que quando eu chegar lá tenha festa. É a minha cidade. A maior parte da minha torcida vem de lá. É um pessoal que me acolhe muito. É onde faz a diferença, quando a gente sabe que essas pessoas torcem. É um motivo e um gás a mais para chegar na luta e conseguir o melhor resultado – declarou.

Com as Paralimpíadas de Tóquio oficialmente adiadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) desde o mês de março, decorrente do caos pandêmico que o mundo vive desde então, a competição foi adiada para o mês de agosto de 2021, com a cerimônia abertura programada para o dia 24.

Globo Esporte PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO