Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Redes de ensino de Belém, Paulista e S. Bento iniciam atividades educacionais via internet

Política

Redes de ensino de Belém, Paulista e S. Bento iniciam atividades educacionais via internet

Depois de mais de 30 dias paradas, devido à pandemia, as escolas da Rede Municipal de Ensino de São Bento retomaram as atividades, de forma remota, modalidade de ensino seguida por todos os estados da federação brasileira, após o impedimento das aulas presenciais, provocado pelo avanço do novo coronavírus em todo o país.

Segundo o secretário de Educação de São Bento, Raimundo Maia, o processo de educação à distância nas unidades educativas do município foi trabalhado em cima de resoluções dos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Educação, onde foram criadas estratégias, de acordo com o perfil de cada escola, para atingir o alunado, por meio de plataformas online.

O secretário informou que cada escola traçou sua estratégia e começou a colocá-la em prática, com aulas preparadas pelos professores, e espera que o novo processo de ensino tenha resultados, nesse momento de isolamento social.

Raimundo Maia pede a compreensão de todos os pais da comunidade escolar são-bentense, para que possam acompanhar e inspecionar as atividades dos filhos, nesse cenário complexo da educação atual, acreditando no êxito da nova modalidade de ensino, apesar dos tempos difíceis em que estamos vivendo.

BELÉM – A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Belém do Brejo do Cruz também se reuniu onde estiveram presentes Coordenadores Administrativos, Pedagógico e Supervisores, com o apoio e consultoria pedagógica da Professora Mestre Socorro Trindade, da FOCO Consultoria para discutirem sobre o Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação do município de Belém do Brejo do Cruz/PB para o período de isolamento social por consequência da pandemia.

Ficaram definidas as regras para a volta das atividades escolares durante período de pandemia cujas ações terão como referência as orientações da portaria do Conselho Nacional de Educação – CNE. O CNE listou uma série de atividades não presenciais que podem ser utilizadas pelas redes de ensino durante a pandemia. Meios digitais, videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio, material didático impresso e entregue aos pais ou responsáveis são algumas das alternativas sugeridas.

A Coordenação Administrativa e Pedagógica informou que as aulas terão como base a Plataforma Google Classroon e como material consultivo orientação da Plataforma Eureka.

O Google Classroom é a sala de aula online do Google, em que alunos e professores podem realizar encontros virtuais para a realização de aulas à distância. Durante a quarentena devido ao coronavírus, muitas instituições de ensino públicas e privadas fecharam e foram obrigadas a dar continuidade às classes de forma online, recorrendo à plataforma.

A ferramenta é gratuita para todos os usuários, incluindo professores e estudantes, e pode ser acessada pelo computador, na versão web, ou pelo celular, com aplicativos para Android e iPhone (iOS). Confira a seguir, mais informações sobre o Google Classroom e como usar a sala de aula virtual.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/04/como-funciona-o-google-classroom-saiba-tudo-sobre-a-sala-de-aula-online.ghtml

PAULISTA – A Prefeitura divulgou o Plano de Reorganização das Atividades Escolares do ano letivo de 2020. O planejamento foi formulado em decorrência da pandemia do novo coronavírus e tem por finalidade dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos que integram as escolas da Rede Municipal.

Todos os estudantes que compõem as fases da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais, bem como Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, serão contemplados pelo plano de reorganização que envolve a participação e contribuição de educadores, coordenadores, gestores, estudantes e família.

A secretária de educação, Silmara Ferreira Dutra, falou dos desafios de se implantar o novo sistema no município e destacou a importância dos pais e responsáveis por alunos nesse processo “Esse é mais um grande desafio para todos nós que fazemos a educação do nosso município. Agora mais do que nunca nós contamos o apoio fundamental dos pais e de todos os envolvidos no processo, pois, só assim, com o empenho de todos teremos sucesso na modalidade de ensino remoto em nosso município” destaca Silmara.

As atividades serão elaboradas pelos professores de cada fase de ensino previstos nos currículos da educação básica, atendendo os dispostos na legislação e serão entregues, de forma impressa, quinzenalmente. Aos pais caberá: buscar as atividades na escola, seguindo o horário das 08 ás 10 horas em cada unidade escolar, via grupo de WhatsApp e seguindo as recomendações de distanciamento social emitidas pelo Ministério da Saúde.

Também são atribuições acompanhar as atividades do filho, participar do grupo via WhatsApp que foi criado pelo gestor escolar com coordenadores, professores e pais e que terá a finalidade de orientar os alunos e esclarecer eventuais dúvidas surgidas durante o acompanhamento das atividades dos seus filhos.

Assessorias

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO