A Seção de Planejamento e Estatística do 14° BPM, divulgou o balanço das ações do 14º BPM, durante todo o ano de 2019. O 14º Batalhão de Polícia Militar em Sousa, constatou a redução de 60.6% no número de roubos e furtos na cidade. Além de centenas de operações, a unidade atendeu mais de 2.455 chamados e realizou inúmeros projetos sociais no ano que se encerrou.

Os dados são do COPOM – Centro de Operações da Polícia Militar/14º BPM e do NACE/SEDS – Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba.

Segundo o comandante, Tenente Coronel Guedes, os números são positivos: “Foram registrados 2455 atendimentos registrados durante o ano de 2019, na área do 14º BPM. Além disso, centenas de operações foram desencadeadas com o objetivo de dar uma maior sensação de segurança a população. Entre as operações, podemos destacar a participação nas: Operação Carnaval, Campeonato Paraibano, Sousa Folia, Operação São João 2019, Operação Alvorada, Por do Sol, Cidade Segura, Nômade, Boas Festas, Operação ENEM e ENEM PPL, entre outras”, afirmou ele.

REDUÇÃO NO NÚMERO DE ROUBOS E FURTOS NA REGIÃO

Os dados apontaram para uma redução nos crimes patrimoniais (roubos e furtos) em 2019, diminuição de 60.6%, quando comparados com o ano anterior (2018) na área do 14º BPM.

PRISÃO DE FORAGIDOS DA JUSTIÇA – OPERAÇÃO MALHAS DA LEI

Houve um número maior de Cumprimentos a Mandados de Prisão em 2019 – 129 mandados cumpridos, contra 101 em 2018.

ARMAS APREENDIDAS

95 armas de fogo foram apreendidas pelo 14º BPM em 2019.

O número de Crimes Violentos Letais Intencionais- CVLI (homicídios) na área do 14º BPM reduziu de 47 casos em 2018, para 39 em 2019, o que representa uma redução de 20.5%.

Operação da Polícia Militar em Sousa e região

OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO APREENSÃO DE DROGAS

Houve um aumento de 41.3%, quando comparado ao ano anterior. Em 2019 foram 65, contra 46 em 2018.

OCORRÊNCIAS DE VIOLÊNCIA DOMESTICA

Ante as campanhas de conscientização ofertadas pela Polícia Militar, autonomamente ou em convênio com outros entes, na área do 14º BPM, houve uma redução no número de chamados. Em 2018 foram 209, e em 2019 tivemos 183, uma redução de 14.2%.

Com o objetivo de aproximar ainda mais a polícia e a comunidade, o 14º BPM realizou diversas campanhas, tais como Criança Feliz e Boas Festas Solidárias. Além disto, pessoas foram atendidas por meio de palestras e projetos sociais, que objetivam principalmente prevenir que adolescentes e jovens entrem no mundo do crime. Pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), alunos foram atendidos em Sousa e Pombal.

A área de atuação do 14º Batalhão de Polícia Militar envolve 13 cidades, sendo elas: Sousa, São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho, Marizópolis, Vieirópolis, Lastro, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, São Domingos, Pombal, São Bentinho e Cajazeirinhas.

“A utilização da estatística criminal no planejamento das ações policiais é de suma importância para o desenvolvimento de um modelo de policiamento marcado pela inteligência, pró-atividade e prevenção à criminalidade, sempre voltado para uma polícia amiga, próspera, presente e atuante”, destacou o comandante do 14º BPM, tenente coronel Guedes.

Ainda em 2019, foi formada a primeira turma do Curso de Formação de Soldados – CFSD, elevando a unidade para um novo patamar. A segunda turma já se apresentou no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, onde já foi encerrada a quinzena de adaptação e os novos alunos soldados serão apresentados nas unidades onde receberão a instrução necessária para formação: “O 14º BPM já está com tudo preparado para dar seguimento a esse trabalho que será desempenhado”, concluiu o Tenente Coronel Guedes.

DIÁRIO DO SERTÃO

 

 

 

 

Categorized in:

Policial,

Last Update: 3 de janeiro de 2020

Tagged in:

,