Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Projeto de Bolsonaro extingue 07 municípios do Médio Piranhas

Política

Projeto de Bolsonaro extingue 07 municípios do Médio Piranhas

A proposta apresentada pelo Governo Federal ao Congresso para fundir cidades com menos de 5 mil habitantes poderá extinguir 68 dos 223 municípios da Paraíba. De acordo com um levantamento, com base em dados do IBGE, a proposta vai extinguir municípios em todas as regiões do Estado.

No Médio Piranhas, região dentro do Sertão do Estado, nove municípios serão extintos: São José do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Mato Grosso, Lagoa, São Bentinho, São Domingos e Cajazeirinhas.

A medida faz parte do pacote de medidas do governo para alterar a Constituição e tentar melhorar a situação das contas do setor público. Confira abaixo a lista de municípios que podem ser extintos caso a proposta do Governo Federal seja aprovada pelo Congresso Federal:

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) se posicionou a respeito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Para o presidente da Famup, George Coelho, a entidade não vai admitir que municípios sejam extintos e vai iniciar mobilização contra essa proposta. “Inicialmente lutamos para o desenvolvimento de nossos municípios, não podemos apoiar uma PEC que coloca fim a história das cidades paraibanas, do povo paraibano. Irei analisar detalhadamente o teor da proposta para emitir uma nota técnica. Mas, a princípio, sou totalmente contrário à PEC”, declarou, destacando que um novo Pacto Federativo deve ser formulado, mas ele passa por distribuição igualitária de recursos públicos e não por extinção de municípios.

Com a aprovação da PEC, que foi encaminhada ao Congresso Nacional, a Paraíba perde 67 municípios. Caindo de 223 para 156 municípios. Em todo o Brasil, 1.254 municípios se encaixam nessas condições hoje e seriam incorporados a cidades vizinhas a partir de 2026. O número representa 22,5% do total de municípios brasileiros.

Se a tendência for a extinção, São José do Brejo do Cruz voltaria a pertencer a Brejo do Cruz, Bom Sucesso passaria para Brejo dos Santos, Mato Grosso também voltaria à Jericó. Já Lagoa, São Bentinho, São Domingos e Cajazeirinhas passariam a pertencer à Pombal, com isso a Terra de Maringá chegará próximo de 50 mil habitantes, e terá o maior município em área territorial da Paraíba.

Outro dado é que São José, São Domingos, São Bentinho, Cajazeirinhas e Mato Grosso tem apenas 25 anos de existência. Já Lagoa e Bom Sucesso mais de 50.

Continue lendo...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO