As estudantes Ana Lúcia Oliveira, aluna do curso de Licenciatura em História da Uninter, e Thalita Ferreira, graduanda em Gestão Pública pela UEPB, vivenciaram um dia de trabalhos legislativos na Casa de Epitácio Pessoa, por meio do projeto “Juventude no Gabinete”. A ação foi uma iniciativa da deputada Pollyanna Dutra, que promoveu uma seleção nas suas redes sociais, escolhendo as duas estudantes para conhecerem o dia a dia da rotina parlamentar.

O dia de trabalhos iniciou com um café da manhã, seguido de um tour pela Assembleia e pelo Memorial Legislativo. Em seguida, as estudantes acompanharam a Sessão Ordinária e almoçaram com a deputada, participando, no período da tarde, da 29ª Reunião Ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Ainda durante as programações, as estudantes conheceram os trâmites jurídicos de entrada de demandas populares e formulação de requerimentos, indicações e projetos de lei. Na oportunidade, ao lado da assessoria jurídica do gabinete da deputada, as estudantes elaboraram dois requerimentos, com o objetivo de beneficiar o município de Bayeux e o bairro de Valentina, em João Pessoa, locais nos quais residem as estudantes.

Para as participantes do “Juventude no Gabinete”, aproximar o Legislativo da juventude por meio desse projeto foi inesperado, mas surpreendente. “Eu nunca tinha visto iniciativas desse tipo. Ao me inscrever, nem imaginei que seria selecionada, muito menos que teríamos a oportunidade de vivenciar tudo tão profundamente. Foi uma experiência única, que levarei para a vida”, comentou a estudante Ana Lúcia.

“Eu achava que iríamos apenas assistir à Sessão e à reunião da CCJ, mas foi muito mais. Fizemos um tour, conhecemos o passo a passo dos trabalhos legislativos e fomos muito bem recepcionados. Só tenho a agradecer, pois abrir as portas do Parlamento para a juventude, sobretudo para nós, que almejamos estar aqui algum dia no futuro, faz toda a diferença para enxergarmos o real papel da política para o nosso povo”, destacou Thalita.

A deputada Pollyanna Dutra ressaltou que a juventude é uma das suas principais bandeiras de luta, motivo pelo qual ela fez questão de trazer esse projeto para o seu gabinete. “O ‘Juventude no Gabinete’ foi uma iniciativa nossa com o objetivo de focar nessa juventude, que pode e deve ocupar esses espaços. Eu acredito na força da juventude e na certeza de que abrindo as portas e promovendo oportunidades, poderemos, juntos, construir uma política que de fato faça a diferença na vida das pessoas, uma política pautada numa nova agenda, aquilo em que acreditamos e pelo que trabalhamos”, arrematou.

Sobre o “Juventude no Gabinete”

O “Juventude no Gabinete” é uma iniciativa do gabinete da deputada Pollyanna Dutra que objetiva ampliar e incentivar a participação da juventude nos espaços políticos. Conforme a deputada, a seleção para participar do projeto deverá ser ocorrer outras vezes, durante o decorrer de todo o seu mandato.

 

 

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 2 de novembro de 2019

Tagged in:

,