Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Seis municípios do Médio Piranhas são investigados sobre garantia de saúde para grávidas e bebês

Política

Seis municípios do Médio Piranhas são investigados sobre garantia de saúde para grávidas e bebês

Seis inquéritos civis públicos foram abertos nesta semana pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em diferentes municípios do Sertão paraibano para investigar a realidade atual do atendimento pré-natal e neonatal nessas localidades. As aberturas das investigações foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico e faz parte do Projeto Formando Vidas, que tem o objetivo de cobrar das prefeituras medidas para reduzir e prevenir a mortalidade materna e neonatal.

Os municípios investigados são: Mato Grosso, Catolé do Rocha, Brejo dos Santos, Bom Sucesso e Jericó. Entre os promotores que assinaram as diversas aberturas de inquéritos está o titular da comarca de Catolé, Dr. Stoessel Wanderley que informa querer garantias de que todas as mulheres grávidas e crianças recém-nascidas dessas cidades tenham direito a atendimento, consultas, exames e encaminhamentos adequado à maternidade.

As ações são baseadas em dados que o MPPB considera preocupantes. Segundo as portarias que justificam as aberturas dos inquéritos, existe na Paraíba um número considerável de óbitos fetais e de mortes maternas e de bebês com até sete dias de vida.

Para além disso, “aproximadamente 70% das mortes dos recém-nascidos e 85% das mortes maternas ocorrem por causas evitáveis, em sua maioria relacionadas à falta de atenção adequada à mulher durante a gestação, no parto e também ao feto e ao bebê”.

Como primeira medida, o inquérito dá prazo de até dia 15 de novembro para os respectivos secretários municipais de saúde enviarem uma série de informações sobre as realidades locais. De posse desses dados, é que o MPPB vai dar sequência aos inquéritos.

Vejam abaixo o diário oficial do MPPB a partir da página 11, onde direciona as investigações aos municípios sertanejos.

DiarioOficialMPPB-2019-10-23

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO