A Escola Cidadã Integral Obdúlia Dantas em Catolé do Rocha tem exibido bons resultados individuais em concursos e projetos através de seus alunos. Recentemente foram três destaques.
O primeiro deles foi Filipe da Rocha Araújo, que conquistou o 1º lugar no Programa Estadual Gira Mundo, do Governo da Paraíba e vai fazer intercâmbio na Espanha, estudando e aprendendo durante seis meses.
REDAÇÃO – Já no Se Liga no Enem Festival, que reuniu mil estudantes concluintes e ex-estudantes da rede estadual de ensino na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com eventos que aconteceram, simultaneamente, nas cidades de Água Branca, na 11ª Gerência Regional (GRE) e Itaporanga, na 7ª GRE, com 1000 estudantes. Na ocasião, foram premiados os alunos vencedores do II Concurso de Redação, que teve como tema a “Educação emocional no combate à ansiedade a à depressão”. Foi premiado Arthur de Lima Pimenta, em primeiro lugar geral, com 960 pontos, ele justamente da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Obdúlia Dantas, da 8ª GRE.
O Se Liga No Enem – é um programa do Governo do Estado da Paraíba, que por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia atua em vários formatos: ‘SeLigaNoEnem Festival’, com 28 edições festivais aos sábados em todas as 14 Gerências Regionais, com 17.600 alunos envolvidos; ‘SeLigaNoEnem na Escola’, com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares e integrais, abrangendo mais de 9 mil alunos; ‘SeLigaNoEnemEgressos’ (ex-alunos), com 1.770 vagas para alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual, sendo 720 para aulas presenciais em quatro polos, e outras 1.050 para Ensino à Distância (EAD); ‘Núcleo de Redação’, com produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, envolvendo 412 escolas e mais de 29 mil estudantes; e ‘Simulados’, com realização de dois simulados, um em maio e outro em agosto, dentro das competências e habilidades do Enem.
E ainda o caso do jovem João Victor Oliveira Costa, 19 anos, aluno do ECIT Obdúlia Dantas que está entre escolhidos no processo de pré-seleção das inscrições, da Câmara dos Deputados no resultado do processo de pré-seleção das inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2019, realizado pelas Secretarias de Educação de todos os estados e do Distrito Federal.
Para João Victor, um dos motivos que o levou a se inscrever para participar do processo de pré-seleção do Parlamento Jovem, foi a vontade de mostrar para o Brasil, que Catolé do Rocha, existem jovens engajados em temas políticos e sociais, e que esses possam através de oportunidades como essa, representar a cidade e o estado em que vivem.
Os estudantes pré-selecionados participarão da seleção final, realizada pela Câmara dos Deputados. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 6 de agosto no portal www.camara.leg.br/pjbe na fanpage do PJB no facebook,www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro