Na sexta-feira (28) de junho, no Sitio Lagoa de Barro, município de Paulista, ocorreu o dia do campo. O evento teve como objetivo mostrar o resgate da cultura do algodão colorido nas cidades como São Bento, Brejo do Cruz, Paulista, entre outros municípios. Esse projeto foi realizado com parcerias entre o Governo do Estado, Prefeitura de São Bento e o empresário, Armando Adonias, da empresa de Redes Santa Luzia. A solenidade contou com a presença de autoridades como o deputado federal Efraim Filho (DEM), o secretário de agropecuária e pesca do estado, Efraim Morais e o prefeito de São Bento, Dr. Jarques Lúcio (DEM).
Efraim Filho, disse que essas iniciativas produtivas resgata a economia regional, e isso gera emprego e renda nas cidades. “O algodão colorido é um produto bem visto e valorizada em qualquer local do País. É uma riqueza que é nossa e queremos estar juntos, participando e estimulando as parcerias municipais e estaduais”, disse o Deputado do (DEM).
O secretário de agropecuária e pesca do estado, Efraim Morais, também esteve no local e falou da importância dessa parceria público e privado que contou com a empresa Santa Luzia, Governo Estadual e também o apoio do Município de São Bento. De acordo com o secretário, esse projeto tem uma grande importância para os pequenos e médio produtores, que agora poderá cultivar o algodão nesses locais e gerar renda familiar.
O prefeito de São Bento Jarques celebrou esse dia do campo, de acordo com o gestor municipal, essa parceria coloca o algodão colorido de volta à Terra de São Bento. “Quem ganha é o agricultor, que vai ter uma grande demanda para o seu produto, todo algodão é consumido por empresas têxteis, com isso o agricultor poderá trabalhar mais tranquilo, pois saberá que terá um consumidor final’’ disse.
Um dos principais responsáveis e idealizadores desse empreendimento, o empresário, Armando Adonias, falou de sua felicidade com esse projeto. É uma sensação de alegria, um sonho realizado de ver esse algodão colorido. De acordo o com ele isso só foi possível graças aos parceiros que contribuíram com esse projeto. (EMBRAPA) doou as sementes, (EMPAER) ajudou com a parte técnica e a Prefeitura de São Bento com o preparo do solo, mas os agricultores foram os mais importantes para essa iniciativa. “Todo processo produtivo, desde o plantio até a colheita, esse projeto é um demonstrativo da viabilidade econômica do plantio do algodão colorido em nossa região”, disse o Empresário, Armando Adonias.
Francisco Dantas