Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

UEPB faz estudo para criação de suínos no semiárido

Política

UEPB faz estudo para criação de suínos no semiárido

Uma pesquisa desenvolvida no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) apresentou uma nova possibilidade para a criação de suínos em regiões do Semiárido. Aplicada no Campus IV, na cidade de Catolé do Rocha, a pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de uma nova técnica sobre o uso da palma forrageira na produção do farelo, para que ela possa substituir parcialmente o milho, barateando o processo de alimentação de porcos, sem prejuízos para esses animais. O estudo foi testado e apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Licenciatura Plena em Ciências Agrárias.

Intitulada “Substituição do milho por farelo de palma na dieta de suínos em crescimento”, a pesquisa foi desenvolvida pelo estudante Jefferson Carlos da Rocha Pereira, sob a orientação do professor Felipe Queiroga Cartaxo, observando que a alimentação de suínos criados em sistema intensivo, baseada em grãos, tendo o milho como principal ingrediente energético, em determinadas épocas do ano aumenta significativamente o preço do produto alimentício, prejudicando o retorno econômico da atividade.

Dessa forma, a proposta foi desenvolver um experimento que teve como objetivo avaliar o efeito da substituição do milho pelo farelo da palma forrageira cultivar Orelha de Elefante (Opuntia stricta Haw) sobre o desempenho de suínos em crescimento. O trabalho foi executado entre os meses de março e maio de 2017, com período para coleta de dados de 42 dias. Foram utilizados 15 suínos híbridos machos castrados, com idade média de 35 dias e peso inicial médio de 13,6 kg. Os tratamentos experimentais consistiram de três níveis de substituição do milho (0%, 15% e 30%) pelo farelo de palma cultivar Orelha de Elefante com cinco animais por tratamento.

Os resultados demonstraram que a substituição do milho pelo farelo de palma Orelha de Elefante até o nível estudado (30%) não afetou o consumo de ração (1,70 kg/dia), além de apresentar ganho de peso médio diário de 640 gramas por dia, ganho de peso total de 26,88 kg e a conversão alimentar (transformação da ração consumida em peso corporal) em 2,37 kg de ração por quilo de peso ganho. Assim, a pesquisa apontou que, em regiões onde a palma forrageira é cultivada, a sua utilização na forma de farelo pode ser uma alternativa viável, podendo compor a dieta destes monogástricos em substituição parcial ao milho sem prejuízo para o desempenho biológico.

Presença marcante no Semiárido brasileiro, a palma forrageira é rica em água e carboidratos (energia). Após desidratada e triturada para produção do farelo, ela pode substituir parcialmente o milho, reduzindo o custo de produção de suínos quando em confinamento. Além de ser uma opção para a agricultura de base familiar, o experimento comprovou que o cultivo da palma forrageira é imprescindível para manutenção dos rebanhos, podendo também ser utilizada como alimento energético para os suínos.

UEPB

 

 

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO