Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Jornalismo da UEPB promove evento de Folkcomunicação

Entretenimento

Jornalismo da UEPB promove evento de Folkcomunicação

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) lançaram a chamada de trabalhos para o 16º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, que será realizado de 5 a 7 de junho, na Central de Integração Acadêmica, Câmpus de Campina Grande. Promovido pelo Departamento de Jornalismo e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com apoio das pró-reitorias de Cultura, Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UEPB, o evento terá como tema central a relação entre folkcomunicação, cultura popular e comunidades.

“As primeiras concepções da folkcomunicação já indicavam uma estreita relação com os segmentos comunitários”, destaca o coordenador do seminário Luiz Custódio da Silva. “Os festejos juninos, tema norteador do nosso evento, constituem um importante exemplo dessa dinâmica cultural que sobrevive nos novos tempos e cenários, de forma criativa e atualizada aos olhares sempre atentos das populações e movimentos comunitários”, frisa.

A temática do evento será abordada através de cinco grupos de trabalho (GTs): Folkcomunicação, Cultura Popular e Educomunicação; Folkcomunicação, Cultura Popular e Jornalismo Cultural; Folkcomunicação, Cultura Popular e Desenvolvimento Regional; Folkcomunicação e Cultura Popular nos Contextos Religiosos; e Contemporaneidade dos Festejos Juninos e Festas Populares nas Comunidades Glocais. O quinto GT dará oportunidade à exposição de trabalhos na modalidade Produção Audiovisual, oriundos de atividades profissionais ou amadoras, projetos experimentais e práticas laboratoriais em diferentes gêneros (reportagens, podcasts, filmes, documentários, dossiês digitais), suportes (DVDs, blogs, homepages) ou plataformas de edição e divulgação (rádio, TV, vídeo, cinema, web, redes sociais).

O prazo para submissão de trabalhos segue até o dia 31 de maio, podendo participar pesquisadores, professores, estudantes, profissionais, agentes culturais e integrantes de organizações governamentais, privadas e do terceiro setor. Os interessados devem efetuar antecipadamente o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20 (Vinte Reais), através de boleto gerado via sistema de formulários da UEPB, acessível em https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderFormulario/205

Seguindo as normas de conteúdo e formatação definidas na chamada, os trabalhos devem ser enviados juntamente com cópia do comprovante de pagamento da inscrição para a coordenação do evento, através do email folkcomuepb2019@gmail.com. Os trabalhos aprovados serão apresentados durante a realização do seminário, que deverá reunir mais de duas centenas de participantes das áreas de comunicação, folkcomunicação, cultura, arte, educação, educomunicação, economia criativa, gestão da cultura e áreas afins.

Organizada pelos grupos de pesquisa “Comunicação, Cultura e Desenvolvimento” e “Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional”, a 16ª edição do seminário recebe apoio da União Campinense das Equipes Sociais (UCES). Além da Editora da UEPB (Eduepb), Curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Curso de Publicidade da Faculdade Cesrei e de Jornalismo da Uninassau, colaboram com o evento os programas de pós-graduação em Formação de Professores e Desenvolvimento Regional, da UEPB; Jornalismo e Comunicação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Extensão Rural e Desenvolvimento Local, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Entretenimento

TOPO