Crianças do projeto Patrulha Mirim Solidária (P. M. Sol.) da escola municipal Catarina Maia realizaram um trabalho educativo e preventivo no trânsito na cidade de Catolé do Rocha-PB. Foram realizadas blitz, abordagens educativas e distribuição de panfletos em frente ao Centro de Saúde.

As atividades, que são alusivas à Campanha “Maio Amarelo”, foram desenvolvidas por policiais militares do 12º BPM e do BPTran, em parceria com a Prefeitura local através da secretaria municipal de saúde.

Na ocasião as crianças distribuíram panfletos e deram orientações aos motoristas para um trânsito mais seguro, visando conscientizá-los sobre a obrigatoriedade do uso dos itens de segurança, tais como capacete e cinto de segurança, de forma a reduzir os altos índices de acidentes, que deixam milhares de mortos e feridos todos os anos.

Durante uma semana foi trabalhado a parte teórica sobre equipamentos de proteção individual, uso do cinto de segurança, do capacete, embriaguez ao volante, dentro outros. No dia de hoje, foi feito a prática, em que as crianças puderam cobrar da sociedade a utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios.

O projeto

O projeto Patrulha Mirim Solidária (P. M. Sol.) surgiu ano passado em São Bento e ganhou destaque em todo o estado da Paraíba, com ações e atuações cívico-sociais e religiosas, dando exemplo de civismo, patriotismo, cidadania, disciplina e educação ambiental e para o trânsito.

Este ano Catolé do Rocha foi contemplada com uma turma, que se inciou em abril com 36 alunos com idades entre 9 e 12 anos, de ambos os sexos, estudantes do 4º ao 8º ano da escola Catarina Maia, e todos devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis legais. Durante seis meses, os alunos do projeto terão dois encontros por semana com os policiais militares, no turno diferente do das aulas.

O projeto tem ajudado às crianças participantes a desenvolverem plenamente as suas potencialidades intelectuais, sociais e afetivas, bem como contribuído para a formação do caráter e estimulado o trabalho em equipe e o cultivo da paz. Além disso, os resultados têm sido surpreendentes, tanto no rendimento escolar quanto no comportamento.

Assessoria

Categorized in:

Policial,

Last Update: 21 de maio de 2019

Tagged in:

,